Sra de Si

18 de jul de 20204 min

Motivação x Disciplina

Olá amadas leitoras, espero encontrá-las em paz e com saúde.

No artigo anterior falamos sobre uma das perguntas mais feitas ao Google em 2019: Como fazer com que gostem de mim? Vimos algumas mudanças de postura que podemos ter em nossa vida para que assim possamos cativar mais aos outros.

Hoje quero trazer um assunto que me trouxe um insight muito interessante e transformador em minha vida quando percebi que ao invés de buscar motivação eu deveria procurar ter mais disciplina.

Isso mesmo. Disciplina!

Primeiro vamos entender o significado dessas palavras:

Motivação= incentivo para um determinado comportamento, encorajamento, impulso, ânimo, estímulo. Na falta de motivação você está desmotivado, ou seja, sem motivos, sem estímulo para agir.

Disciplina = Obediência às regras, ordem, organização, subordinação, respeito, cumprimento. Na falta de disciplina você é considerada uma pessoa indisciplinada, ou seja, que não obedece as regras.

Vou dar um exemplo: eu estava há anos buscando fazer exercícios físicos com frequência, mas acabava me desmotivando e consequentemente desistindo.

Muitas vezes, acordava com o despertador, mas o sono e a vontade de dormir mais um pouquinho me diziam “hoje não, vou dormir mais um pouquinho” e lá se ia a possibilidade de eu fazer algo que poderia me trazer muito mais bem estar. E depois, me sentia frustrada, culpada por não ter cumprido algo que eu sei que me faria bem. Quem nunca se sentiu assim, não é mesmo?

E eu ficava esperando a motivação, a disposição chegar, aquela mesma que tive no dia em que fui e fiz minha matrícula na academia...

Até que em um dia, mais uma vez, buscando motivação para sair da inércia, pude aprender que o que eu precisava era de disciplina.

Sim, desenvolver em mim uma organização que me possibilitasse cumprir o compromisso feito comigo e com minha saúde. Então, entendi que preciso de motivação para dar início a algo, mas o que vai fazer com que eu dê continuidade é a minha disciplina.

Não somos seres lineares, ou seja, não é por que nos motivamos em um dia que pelo resto da vida estaremos com a mesma motivação. Sabemos que isso não acontece. Não é mesmo?

Quantas vezes você começou algo com muita motivação e alegria e passado alguns dias essa sensação acabou e você desistiu?

Praticar exercícios físicos, fazer uma alimentação mais saudável, ler bons livros, brincar com seus filhos e outas coisas que adoraríamos fazer, mas por falta de “motivação” acabamos não fazendo.

Agora, você já deve estar se perguntando: E como faço para ter mais disciplina?

Bom, aprendi que precisamos criar pequenos rituais até que se tornem hábitos. Ou seja, que entrem em nosso “piloto automático”. Como assim Luciana?

Por exemplo, agora durante a quarentena que estamos atravessando, as academias estão fechadas, e eu fiquei por volta de 30 dias sem praticar nenhuma atividade física e isso já estava me deixando com o corpo doendo e muito indisposta. Aí, recebi em um grupo de amigas um vídeo onde uma moça dá aulas de Yoga, e pensei bem preguiçosamente, “olha, pode ser uma opção, pelo menos eu alongo meu corpo e tenho mais bem estar físico”.

Vejam o passo-a-passo:

1) Criei um propósito: Saúde e bem estar físico;

2) Tomei a decisão. Determinei-me a fazer;

3) Defini a data. No próximo dia de manhã. Um detalhe, não esperei a próxima segunda-feira, comecei em uma quinta-feira mesmo;

4) Definir ritual: Coloquei o despertador para tocar mais cedo do que eu estava acostumada, me planejei para ser a primeira atividade do dia após a minha higiene pessoal, ou seja, só após a prática da Yoga eu vou fazer outras coisas, tipo: preparar o café da manhã, começar outras atividades matinais, etc. Isso é se organizar, criar estratégias para a realização do meu objetivo.

E hoje, já fazem mais de 60 dias que estou praticando Yoga todos os dias em minha casa. Estou me vencendo! Vencendo minha vontade de dormir mais um pouquinho, vencendo a vontade de já começar a fazer outras coisas, etc. E a cada dia, me parabenizo por ter conseguido mais um dia ter disposição e disciplina.

Agora te pergunto, você acha que todos os dias eu acordo motivada?

Claro que não. Mas, o que eu faço? Lembro que preciso ser disciplinada e cumprir com o meu compromisso de criar boas atitudes e hábitos mais saudáveis para o meu bem estar físico e emocional. Percebi que preciso seguir a rotina criada, pois, nos dias em que resolvi preparar o café antes da prática, já senti mais preguiça em fazer. Então, no dia seguinte voltei a rotina programada.

Sei que preciso começar, depois que começo, fico animada. Quem nunca estava totalmente sem vontade de fazer algo e depois que começou ficou animada?

Outra dica, defina bem claramente os motivos ou propósitos para cada novo hábito que deseja incorporar, pois, quando a preguiça “bater” lembre do seu propósito e até fale em voz alta com você mesma. “Bora, vamos cuidar da saúde!”. Pode ter certeza que criará forças para realizar.

Em um outro artigo onde falo da manutenção da ordem, explico sobre pequenos hábitos para manter a casa limpa e organizada.

Aplico a mesma técnica, quando faço meu ritual noturno, sempre ao ir para cozinha encher meu copo de água (que fica ao lado da minha cama quando vou dormir) vejo a pia cheia de louças. O que eu faço? Lavo a louça e coloco todas as coisas no lugar antes de ir dormir. Repito a pergunta, você acha que sempre estou motivada para fazer isso? Claro que não, mas quando eu “ouço” aquela preguiça dizendo: “deixa pra amanhã”, eu respondo pra ela: Hoje, faço hoje, amanhã terei o prazer de preparar meu café da manhã com tudo limpinho.

E é assim, me disciplinando que estou conseguindo adquirir bons e saudáveis hábitos em minha vida.

E você, está precisando de Motivação ou de Disciplina?

Precisa de motivação para iniciar algo ou de disciplina para dar continuidade?

Compartilhe comigo se fez sentido para você este artigo, eu vou adorar receber seus feedbacks.

Até breve!!!

570
11