A arte de alongar


Olá flores!

Que alegria estar aqui novamente. No nosso primeiro artigo, falamos a respeito de como respirar corretamente, demonstrando isso com um exemplo simples que Joseph Pilates nos deixou para melhorar a respiração. Através disso, é possível aumentar nossa capacidade pulmonar para bem utilizá-la durante esse período, principalmente para quem tem idosos em casa (outra dica bem legal é estimulá-los a cantar!!!).

Dessa forma, devido aos acontecimentos atuais nos quais se faz necessário trazer nossos trabalhos para dentro de nossos lares, o Pilateando com Camila Shuck de hoje traz um assunto importante para auxiliar no desempenho da nossa jornada de trabalho, assim como na missão de cuidar dos nossos filhos e das nossas casas, sendo esse tema essencial para melhorar a nossa disposição e possíveis DORES que sentimos. Vocês têm o hábito de alongar? Sabem como isto pode nos beneficiar?

O alongamento é uma prática recomendada a todos, pois proporciona flexibilidade e diminuição da sobrecarga nas estruturas articulares, sendo esta sobrecarga causada pelas compensações estruturais ou até mesmo pelo sedentarismo. Diante disso, o alongamento nos proporciona vários benefícios, tais como: a diminuição dos riscos de lesões músculo-articulares, o relaxamento muscular, a melhoria na circulação sanguínea, a diminuição das dores musculares, o aumento da resistência e força muscular, a melhora do alinhamento postural e da aparência física. Quantos bons resultados podemos ter com a prática de se alongar!!!

Em vista disso, existem alguns princípios fundamentais para um realizar bom alongamento, sendo estes: a respiração - que deve ser lenta e profunda, aproveitando, assim, o momento de expiração para aumentar a intensidade do alongamento-, a regularidade - sendo necessária uma frequência para que possamos ver os bons resultados - e o relaxamento - levando lentamente a parte do corpo para a posição desejada até sentir uma tensão muscular, buscando não compensar o resto das estruturas, mantendo essa posição por 30 segundos e voltando sempre lentamente para a posição inicial.

Selecionei 5 alongamentos que acredito ser fundamentais, os quais atenderão vários grupos musculares bem importantes e utilizados no dia a dia:









Com a mão espalmada na parede e os dedos virados para trás, vira-se o tronco e a cabeça para o lado contrário. Atenção para que os ombros se mantenham relaxados, ok!







Este pode ser realizado em pé ou sentado, levando os braços para trás, sendo que um deles irá puxar o outro, sentindo, então, o corpo realizar um movimento com a cabeça para o mesmo lado do braço a ser tracionado. Atenção com a postura, pois é necessário mantê-la ereta e os ombros relaxados.

Existe uma variação que gosto muito deste alongamento, a qual é ao invés de puxar o braço, traciona-se a cabeça, forçando-a mais no sentido demonstrado na ilustração.

Agora na posição deitada, com o auxilio de uma faixa ou cinto, encaixe toda a coluna no chão, mantendo um joelho dobrado, e, com a faixa no outro pé, eleve a perna a mantendo reta até sentir puxar a musculatura posterior, depois faça o mesmo para o outro lado. Atenção para não querer puxar muito a perna - tirando, assim, o quadril do chão - e também não se deve subir o queixo sentido ao teto. O travesseiro deve ser o mais baixo possível.

Com os dois joelhos dobrados, leve um deles, sentido ao abdômen e o abrace mantendo os ombros relaxados e coluna toda apoiada no chão. Fazer o mesmo do outro lado.

E por ultimo, com as pernas cruzadas leve as duas sentido o abdômen e as abrace. Caso tenha dificuldades em abraçar as pernas. Apoie- a debaixo em uma cadeira ou no sofá, levando-a sentido ao abdômen aos poucos, deixando os braços relaxados neste caso.

Atenção com o queixo flores!

Queridas amigas estou aprendendo esta arte de expor meus pensamentos, ainda é novo pra mim, mas espero que o Pilatenado com Camila Schuck tenha auxiliado de alguma forma vocês e desejo que nossos dias sejam leves, de paz, com disposição e muito aprendizado.

Por:


56 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo