Alimentação consciente


Perante a pandemia da COVID-19 que está comprometendo todos os aspectos de nossas vidas, e especialmente em função do isolamento social necessário que nos impõe a uma nova maneira de viver — desde o homeworking indiscriminado, até inovadores meios de nos relacionarmos, nós Sra. de Si pensamos ser este um momento essencial para refletirmos nossa alimentação.

Uma alimentação saudável é basilar para manter a saúde e é notadamente importante para sustentar seu sistema imunológico em excelentes condições, claro, sem esquecer das medidas de higiene indispensáveis para impedir as contaminações. Repetidamente, ouvimos as pessoas dizendo que não têm tempo para preparar uma refeição e, por este motivo, utilizam os meios mais rápidos para definirem o cardápio. Diante disso, nos deparamos agora com TEMPO, já que a circunstância nos oferece uma pausa, afinal não temos trânsito, nem missas, cultos ou eventos religiosos similares, nem mesmo escolas, parques, restaurantes e afins.

Então, é POSSÍVEL pensar, refletir, examinar e buscar alternativas para colocar em prática hábitos saudáveis de alimentação. Sem dúvida, esta é uma oportunidade dentro da crise, ou seja, estamos diante da oportunidade de cuidarmos de nós, de olharmos para nós mesmos e enxergarmos onde é possível ser melhor.


De que forma?


A Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição traz algumas ferramentas valiosas para que possamos colocar em prática uma alimentação mais saudável, então vou compartilhar alguns deles com vocês:


  • Prepare as principais refeições de forma equilibrada e lembre-se, é possível incluir as crianças em atividades de planejamento, limpeza e preparo das refeições, isso desperta o sentimento de gratidão nas crianças e as aproximam dos pais, fortalecendo os laços de amizade e afeto;


  • Evite alimentos processados, buscando construir a base da alimentação familiar com alimentos in natura. Então, limite as compras de alimentos industrializados, como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos, sorvetes e outros. Eles aumentam a conta do supermercado e não trazem benefícios para saúde;

  • Óleos refinados, açúcar e sal devem ser usados em pequenas quantidades, nesse sentido, dê preferência para os temperos naturais (eles podem ser cultivados em casa, no apartamento e com a ajuda das crianças também);

  • Evite comprar refeições prontas e industrializadas. A maioria delas é rica em sódio, gordura trans e calorias.


Não se esqueçam que ainda estamos no combate ao novo corona vírus, então é necessário estarmos atentas as orientações que podem contribuir parar evitar a transmissão, tais como:


  • Minimizar às idas aos supermercados durante a pandemia. Em caso de necessidade planeje, faça uma lista de compras com aquilo que é realmente necessário;

  • Procure fazer as compras utilizando as redes que fazem entrega ou ainda, vá em horários de menor movimento. Desta forma, é possível ganhar tempo e contribuir para evitar aglomerações;

  • Coloque em prática os cuidados diários de higiene, intensifique a frequência na lavagem das mãos e aplique a etiqueta respiratória.



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