top of page

Arquitetura é arte?



Olá, mulheres!

Eu sou Aimée, arquiteta, cuiabana e estarei por aqui mensalmente conversando com vocês no espaço “Fora da Casinha”! Vamos pensar juntas em uma arquitetura diferente e com possibilidades, acreditar em uma cidade possível e acima de tudo, acessível!

Aqui, você irá encontrar assuntos relacionados a arte, arte urbana, cidade, um pouco de minhas vivências como profissional da área, viagens com detalhes arquitetônicos, dicas de decoração reutilizável e sustentável (sim, é possível gastar pouquinho e ter uma casa legal!) E um tanto de outros conteúdos, tudo dependerá das necessidades e interesses de vocês. Hoje para contextualizar nosso espaço trouxe um conceito geral a respeito de arquitetura e arte.

Então vamos lá!

Afinal, ARQUITETURA é ARTE? Ôooo assuntinho que tem divergentes opiniões genteeee... Há muitos que dizem que não, acreditam que projetos são funcionais e nada mais, que precisam atender as necessidades do cliente e fim. Bom, tudo depende do ponto de vista.

Eu mesma sou apaixonada por arte, sou movida por ela, optei por estudar o curso pois sempre acreditei (e acredito) que arquitetura precisa da arte para funcionar...

Pois pense você, a arquitetura surgiu em vista de uma necessidade, certo? Lá nos primórdios, quando começaram a se pensar em estruturar cidades, se não houvesse organização, planejamento e arte envolvendo a estética, tudo seria um caos. Lúcio Costa, (ele mesmo, o arquiteto e urbanista que trabalhou com Niemeyer em Brasília), diz que:

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. ”

Mas do que vale a organização e funcionalidade, se não tiver a arte? Pensar na estética é pensar em arte e, assim, em cidades mais bem estruturadas. Edifícios que são construídos não servem apenas para atender as necessidades dos clientes, mas também para causar uma boa impressão em avenidas e ruas. Imóveis, tanto comerciais quanto residenciais são obras de arte, que são pensadas por pessoas da área que causam um “impacto visual”, que tudo juntinho e dentro de uma composição estética e harmônica, nasce a cidade!

Século 21 e muuuita história... as cidades crescem em demasia e a tal da estética acaba sendo deixada de lado, pela necessidade de “se ter”. O que devemos fazer é lembrar que a cidade, a arquitetura e arte estão conectadas por uma imposição estética e funcional, para que se possa utilizar dos espaços da melhor forma.

Este assunto é um tanto longo e cheio de detalhes, pois a arte ela é vista de diferentes formas, dentro e fora da arquitetura, ela tem a capacidade de causar e trazer sensações e emoções, memórias afetivas, isso depende de cada um...

Mas quero deixar para um outro momento, que vou trazer mais afundo sobre como as construções causam esse impacto visual e como elas influenciam no cotidiano das pessoas.

Deixo aqui minha contribuição a este site que está lindo, cheio de mulheres queridas, com muitas histórias e dicas boas para todas nós! Até...

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page