top of page

Caminhando para o mundo nos braços do pai.


Você sabia que a figura paterna é de extrema importância para o nosso desenvolvimento e que maioria de nossas inseguranças e medos podem estar diretamente relacionados com uma desconexão com essa figura masculina?


Um pai e uma mãe são figuras de autoridade em nossas Vidas e, desde pequenos, quando aprendemos a reconhecer essa hierarquia, adquirimos a facilidade em reconhecê-la presente em outros lugares, como na escola e no trabalho.


O pai em especial é a primeira referência da força masculina para um filho ou filha, então, para o menino, representará o herói, fornecerá para o filho, através do seu exemplo, a possibilidade de encontrar a sua identidade e a força do universo masculino. Já para as meninas, o pai simboliza a figura do primeiro relacionamento afetivo com o sexo oposto e, com base nesse vínculo, nessa referência, a filha inconscientemente procurará os parceiros que se relacionará na vida.


Na visão sistêmica, uma das funções mais importantes que o pai desempenha é apresentar os seus filhos ao mundo. Senão vejamos, vamos pensar que o útero materno é como se fosse um “forninho” onde a criança está sendo preparada, gerada até nascer. O lugar é quentinho, seguro, um abrigo repleto de amor. Quando nasce, ela se depara com um habitat completamente diferente daquele que estava acostumada, ela precisa passar por uma adaptação, para que se desenvolva em um ambiente inseguro, frio e desconhecido.


Precisará de uma pessoa que a oriente, que dê a segurança necessária para se lançar no caminho do aprendizado. E aí que a figura paterna é essencial. Podemos observar que a própria natureza nos ensina, a mãe tem essa função de acolher, gerar, nutrir, o amor dela sempre trará o filho de volta ao colo.  Já o amor do pai traz para o filho a segurança necessária para superar as adversidades, para se lançar ao desconhecido, ele apresenta para o mundo a sua cria e também descortina para sua cria o mundo.


Bert Hellinger ensina que  “somente na mão do pai a criança ganha um caminho para o mundo. As mães não podem fazê-lo. O amor dele não é cuidadoso nesta forma como é o amor da mãe. O Pai representa o espírito. Por isso o olhar do pai vai para a amplitude. Enquanto a mãe se move dentro de uma área limitada, o pai nos leva para além desses limites para uma amplitude diferente”.


Como um pai pode levar seu filho para o mundo? Através de gestos e ações simples. Levar à escola, ensinar a andar de bicicleta ou algum esporte, impulsionar seus filhos para projetos novos. Propor metas e desafios em qualquer que seja a atividade. Estar disponíveis para os filhos quando eles precisarem de apoio em suas angustias e dores. As pessoas que por qualquer motivo vivenciam uma desconexão com a figura paterna, normalmente sofrem com insegurança, medo e dificilmente conseguem de adaptar em empregos e em relacionamentos, são pessoas inconstantes, pois não se conectaram à firmeza da figura do pai.


O que podemos fazer para nos mantermos conectados com essa força masculina do nosso pai? Através do reconhecimento de sua importância, mesmo que não o tenhamos conhecido e vivido com ele, apenas pelo fato ter nos presenteado com a Vida, procurando internamente nos conectar com as memórias que carregamos desse pai em nosso DNA. Adotando uma postura interna de reverência a essa história da forma como foi, afinal, somente através da existência dele e pelo amor que o levou até a nossa mãe é que estamos aqui.


E se você, assim como eu, ainda tem a oportunidade de ter seu pai presente, não perca tempo, faça um reconhecimento, aceite o que ele pode lhe oferecer e o ame tal qual como ele é. Celebre alegremente todo o aprendizado que ele pode te possibilitar.


Para finalizar, em nome de meu pai Dumar Castilho, rendo minha gratidão e reconhecimento a cada homem que traz consigo essa nobre missão de conduzir e impulsionar seus filhos a encontrar o seu lugar no mundo. Desejo a todos um Feliz dias dos Pais.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page