top of page

Como alinhar nosso corpo, mente e coração?


Primeiramente quero dizer da minha alegria de poder estar aqui compartilhando com as Senhoras, um pouquinho do que aprendi através dos meus estudos, trabalhos e vivências pela vida. Sei que não sou dona da verdade, ainda não sei de tudo, tenho plena certeza disso, sou uma aprendiz, assim como vocês que estão lendo este artigo, mas vou trazer aquilo que vêm me auxiliando a ter uma vida mais leve e feliz. Espero conseguir tocar o coração de vocês podendo inspirá-las a buscar se autoconhecer.

Agora vamos começar a desvendar e responder o título deste artigo:

Como alinhar nosso corpo, mente e coração?

Alinhar podemos entender como aperfeiçoar, endireitar, arrumar, formar, etc... Então, podemos ver que não será possível trazer uma resposta em apenas um artigo, a caminhada é longa, ainda bem que não estou sozinha, temos aqui neste espaço Sra.de si, pessoas qualificadas para nos auxiliar neste processo, temos muito o que aprender juntas a fazer este trabalho. Conto com vocês nesta jornada.

Por que o nome do meu espaço por aqui é OrganizadaMente?

Eu acredito que uma mente organizada pode trazer benefícios em tudo o que precisamos para viver melhor. Creio também que um ambiente organizado trás as mesmas vantagens. O que está fora está dentro e o que está dentro está fora.

Quando organizamos nossa mente, podemos cuidar melhor do nosso corpo, tendo mais consciência do que é prioridade. Compreender que estamos lidando com a “essência da Vida materializada”. Ou seja, é fundamental termos um corpo saudável, bem nutrido, ativo, para permanecermos aqui neste planeta. E para isso, precisamos organizar nossa rotina, a casa, nosso trabalho, dar espaço para todos os papéis que precisamos e queremos desempenhar na vida... Ser filha, irmã, mulher, esposa, mãe, profissional e etc...

Através da nossa mente expressamos a nossa natureza. Existe um ditado milenar que diz “Mente sã em um corpo são”. Aí nos perguntamos: como ter uma mente sã? Vejo que quando conseguimos organizar nossos pensamentos, nossa mente pode cumprir sua real função, de ser criativa, nos auxiliar a perceber novas possibilidades diante dos desafios da Vida. Agora, quando temos uma mente acelerada, confusa, abarrotada de coisas e preocupações isso não nos facilita a ter uma vida mais tranquila, concorda? Agora, pense na sua casa sim, seu lar. Se estiver em casa olhe ao seu redor... como está? Você sabe onde estão guardados todos os objetos? Qual é o lugar de cada um? As coisas estão minimamente organizadas? E agora me responda quanta energia você perde procurando algo por não saber o lugar que se encontra? Nossa mente é assim, precisamos nos conhecer bem de perto. Já percebi o quanto organizar a minha casa me proporciona uma organização interna também. Conforme me organizo externamente, consigo ordenar os meus pensamentos e sentimentos também. Não quero dizer que minha casa seja perfeitamente organizada, mas, na medida do possível, estou me organizando e me disciplinando para viver em um ambiente de paz. Isto me possibilita viver em mais harmonia em meu lar e comigo.

Para harmonizar nossa mente, precisamos diminuir nossos conflitos internos, que são usualmente descritos como a luta entre a razão e a emoção, ou seja, mente e sentimentos gerados pela emoção.

Desde pequenos precisamos aprender a identificar e lidar com os nossos sentimentos... medo, raiva, culpa, tristeza, alegria, amor, gratidão e muitos outros. E será que nós aprendemos realmente a dar “nomes” aos nossos sentimentos? E será que nós já aprendemos a lidar com eles? Olha a organização presente aí de novo!

Isto faz parte desta caminhada que precisamos fazer pelo nosso coração. Sim, ele é o filtro dos nossos sentimentos e para termos uma vida plena, vamos precisar aprender a colocar cada “coisa” no seu devido lugar. Tudo no tempo certo. Passado é passado. Futuro é futuro e Presente é o agora. Onde podemos transformar, alinhar, aperfeiçoar nós como um todo: corpo, mente e coração.

Eu espero ter conseguido organizar meus pensamentos para escrever este texto, o resultado é vocês que vão dizer. Como disse anteriormente, também estou neste desenvolvimento pessoal e vi aqui, neste espaço, uma forma de poder me exercitar, confesso que é um desafio, mas estou disposta a superá-lo.

OrganizadaMente estará aqui para poder, na medida do possível, contribuir com este Universo feminino, sejam todas bem-vindas!! Por:



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page