top of page

Como melhorar a minha imunidade?


Nesse cenário mundial atual todos estão em busca de melhorar a imunidade, todos estão extremamente preocupados com isso. Mas o que eu posso fazer pra ter uma imunidade forte? A resposta não é tão simples assim, pois um bom estado de imunidade dependo do que fazemos


diariamente, não existe uma cápsula mágica para nos tornarmos um touro de imunidade.

Afinal, o que é imunidade? O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microorganismos invasores, impedindo assim o desenvolvimento de doenças. Para que esse sistema funcione em sua plenitude nosso organismo deve estar em equilíbrio, e a melhor forma de fortalecer o sistema imune é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis, e aqui entra: o exercício físico, sono regulado, diminuição do estresse e intestino funcionante. Não podemos esquecer que é extremamente importante que o calendário vacinal esteja atualizado.


Então quer dizer que para meu sistema imune funcionar adequadamente tenho que seguir hábitos de vida saudáveis sempre? Sim, é exatamente isso, é o que fazemos no nosso dia a dia que modula nossa resposta a microorganismos invasores.


O que posso fazer para melhorar meu sono? Para melhorar o sono é importantíssimo que você não durma mais que o necessário. Isso quer dizer se com 7 horas de sono você se sentir descansada, não durma mais do que 7 horas, se pra você 5 horas de sono forem suficientes não durma mais do que 5 horas... Crie uma rotina, é importante que você acorde sempre no mesmo horário, para que assim tenha um ciclo circadiano regulado. Caso tenha insônia, evite tirar cochilos durante o dia. Caso necessário utilize tapa olhos e tapa ouvidos para uma noite de sono mais tranquila. Faça um jantar leve, evite alimentos pesados durante a noite. Tome um banho quente antes de dormir, nada de banho frio a noite. Evite estimulantes, como café após as 18 horas, nesse horário coma alimentos que estimulam a secreção de melatonina, como, kiwi e banana. Faça um chá de mulungu e melissa. E para finalizar uma oração ou meditação e tenha bons sonhos.


O que posso fazer para diminuir estresse? Quando tratamos de estresse e ansiedade é sempre importante um apoio psicológico. A alimentação saudável e o exercício físico já ajudam muito a amenizar os efeitos do estresse. Aqui podemos lançar mão também de alguns fitoterápicos como: Citrus sinenses, Crocus stivus, Rhodiola rosea; sempre com orientação médica.


O que posso fazer para melhorar meu intestino? Para melhorar a digestão chá de capim limão é excelente. Para um funcionamento adequado é importantíssimo aumentar a ingestão de fibras e água. O uso de laxativos é contraindicado, seu uso só prejudica a flora intestinal, trazendo mais malefícios. Consuma frutas e legumes com casca. E como em tudo que já falamos a alimentação balanceada, o exercício e controle do estresse físico também tem seus benefícios demonstrados aqui.


Existem alguns outros nutrientes que podem auxiliar a melhorar o sistema imunológico, como o uso diário de: glutamina, própolis, mel, vitamina C, probióticos. Além disso é importante manter níveis adequados de vitamina D, B12, B9 e B6. Procure o seu médico para saber se necessita de algum complemento.

O exercício físico para nos proporcionar todos seus benefícios devem ser feitos regularmente, por pelo menos 150 minutos por semana. Lembrando que aqui pode ser

qualquer tipo de exercício físico. O melhor tipo de exercício é aquele que você consegue fazer regularmente.


Dicas alimentares para melhora da imunidade será abordado de forma excelente pela nossa nutricionista maravilhosa Thais Gonçalves.


Não existe mistério, nem fórmula mágica a base para uma imunidade forte é: sono adequado, alimentação balanceada e estresse controlado. Se esse tripé estiver em desequilíbrio não vai ter suplemento que possa te auxiliar.


Por:


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page