Como voltar para rotina?


Olá, estamos de volta com nossa coluna: Diz ai Dra Ana. Antes de mais nada quero desejar a todos um feliz ano novo, que 2021 seja de muita saúde a todos nós.


E para começar o ano da melhor forma possível vamos falar do que podemos fazer para iniciar o ano bem, como voltar a rotina de antes das festas de final de ano? Quem aí não exagerou um pouquinho na comilança?


Antes de falarmos em voltar a rotina, me diz uma coisa: Sua consulta de rotina está em dia? Um ótimo jeito que iniciar o ano é procurar um médico para realizar exames de rotina e assegurar que nossa saúde está 100%. Para adultos de uma forma geral é recomendado consulta anual, já aos idosos e pessoas que possuem alguma comorbidade, como: diabetes, hipertensão, cardiopatia, alterações hormonais, entre outras, o recomendado é uma consulta a cada 6 meses. Crianças possuem um calendário de consultas individual, mensal até seis meses e a cada dois meses até 2 anos. Após dizer isso sempre tem aquela pessoa que acha que não precisa ir ao médico porque não sente nada, porém isso não é verdade.


Devemos passar por consultas periódicas para assegurar que tudo está normal e caso tenha algo alterado que seja realizado o tratamento precoce e assim ter uma boa qualidade de vida e longevidade. O cuidado com a nossa saúde deve sempre ser preventivo antes de se tornar um tratamento. Todo início de ano traz uma energia nova, sendo um bom momento para ter mais atenção e cuidar de si.


Outro fato é: Início de ano é sempre época de retomar alguma dieta que foi deixada para trás. Para quem já seguia uma rotina de exercício físico e dieta retornar ao corpo anterior ao natal é bem mais simples, o recomendado é apenas retornar a sua rotina sem dietas malucas e super restritivas. E aos que vão iniciar uma dieta e exercício físico é sempre recomendado procurar a orientação de um nutricionista e de um educador físico, para que assim possa se tornar algo sustentável por longo tempo, saudável e realizado da forma correta.


Antes de adotar dietas malucas ou rotinas de exercícios exaustivos, é preciso estipular metas e respeitar seus limites. Restrições alimentares drásticas e exageros na academia podem prejudicar a sua saúde, com queda da imunidade, aumentando a vulnerabilidade a viroses e outras doenças típicas do verão. Para voltar às atividades físicas, é importante respeitar os limites do seu corpo, retornando gradativamente até seu ritmo habitual se restabelecer.


Na alimentação pós-festas, devemos priorizar alimentos mais leves, nesse momento o organismo precisa eliminar os excessos e a alimentação mais natural é o que contribui e muito para esse equilíbrio. Inclua em sua rotina uma alimentação saudável e equilibrada.


Além disso, praticar exercícios físicos acelera o metabolismo, fortalece os músculos, queima calorias e libera hormônios benéficos ao corpo e a mente. Aproveite o verão para praticar esportes ao ar livre, como tênis, futebol de praia, yoga, trilhas a pé ou de bicicleta, vôlei, basquete e entre outros.


Não se esqueça de se hidratar bem, a adequada ingesta hídrica é muito importante para o bom funcionamento de nosso organismo e é uma aliada ao combate à retenção de líquido.

Outra opção para facilitar o consumo de líquidos são os chás gelados sem açúcar, água saborizada com rodelas de laranja, limão, folhas de hortelã ou gengibre. Evite comer industrializados, embutidos, alimentos em conservas e com temperos prontos, e reduza também o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio. Procure ter boas noites de sono, o descanso é muito importante para reduzir os níveis de estresse e inflamação do nosso corpo.


E vale sempre lembrar a importância a exposição solar diariamente para manter níveis adequados de vitamina D.


Após esse ano de 2020 vimos o quão é importante manter hábitos saudáveis. Vimos na prática que a maioria dos casos graves de Covid-19 foram em obesos ou pessoas com comorbidades. Vimos que a maioria das pessoas que seguem uma alimentação equilibrada e prática exercício físico tiveram apenas sintomas leves. Nossos hábitos alimentares, nossa rotina de sono, estresse, exercício físico influenciam no nosso sistema imunológico e em como respondemos diante de uma infecção.


Então nesse clima de renovação que um novo ano traz eu convido a todos a tentar ter uma vida mais equilibrada, convido a todos a tentar incluir na sua rotina ao menos uma prática que lhe trará mais saúde. Pode ser uma alimentação saudável, ou praticar exercício físico, ou exercitar a mente lendo mais, ou regularizando o sono e dormindo melhor, ou ajustar a rotina para que se leve uma vida com menos estresse. São diversas práticas que podem mudar nossas vidas, que podem nos trazer qualidade de vida e longevidade.



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