Cuide-se bem


Olá passarinhas, estamos neste mês tão especial de conscientização do valor da saúde da mulher, e como diz a canção apresentada recentemente, podemos ser nossas próprias heroínas.


Sabemos que temos os nossos momentos de grande força e os instantes de fragilidade, saber reconhecer cada ciclo e ancorar-se em nossa rede de apoio é fundamental para que possamos vivenciar os momentos com a importância que cada um merece.


Voltar o olhar para o universo interior requer coragem, pois encarar-se todos os dias é um exercício de amor próprio. Constantemente falamos por aqui das nuances de ser mulher, das imensas possibilidades, do autocuidado, do zelo com o lar, com alimentação, saúde física e mental.


Desde o início de outubro estou pesquisando alguma canção que pudesse expressar o “cuidar de si” de uma forma especial. Existem várias campanhas e músicas feitas especialmente para o “outubro rosa”, que é o mês de prevenção ao câncer de mama.


E precisamos falar disso, com certeza aqui no portal temos amigas que compartilham conosco assuntos ligados diretamente à saúde e podem falar deste tema com uma mestria muito melhor que a minha, mas eu estava aqui, cuidando de mim e fazendo minha pesquisa para que, através da música, eu também possa expressar o meu incentivo a promoção da saúde da mulher.


Dentre canções mapeadas, rodei as plataformas de música, escutei muita coisa linda, mas ancorei na bela (e eterna) poesia de Guilherme Arantes. Cuide-se bem é uma canção que foi lançada em 1978 e regravada diversas vezes, e que sempre é atual. Nessa minha busca, encontrei uma versão de Veronica Feerriani e Bruna Caram, gravada em tempos de quarentena através do uso que a tecnologia permite.


Cuide-se bem não aborda especificamente o tema tratado neste mês, mas quis trazê-la por falar da amplitude que é cuidar de si, em todos os aspectos, e com certeza dentro disso está o cuidado com a saúde.


Cuide-se bem fala da arte de se viver, pois exige de nós constantemente atenção e a habilidade de desvencilhar-se das intempéries da vida. Já inicia nos aconselhando ao cuidado diante dos perigos que existem e da importância de estarmos ligadas, se preservando desde o local por onde andamos para não sermos pegas de surpresa. E sim, tomar cuidado por onde se anda é uma atitude preventiva.


Cuide-se bem nos lembra que o bom humor é um antídoto poderoso, que ao utilizarmos em nossa vida nos promove bem-estar e saúde.

“Cuide-se bem eu quero te ver com saúde” é uma frase repleta de boas vibrações e cheia de significados, uma frase que remete aos mais diversos cuidados, em todos os sentidos. Saúde é essa energia sagrada tão necessária para que possamos seguir a vida com boa disposição.


Saúde é uma dádiva, um presente da vida, mas também é um tesouro que precisamos zelar, é joia preciosa que tem um valor imensurável, da mesma forma que é uma flor que precisa ser semeada, regada e requer dedicação para que cresça saudável.


Portanto amigas, que possamos nos cuidar, nos prevenir, sabendo que o amor-próprio perpassa pelo cuidado a este lar que chamamos de corpo. Que possamos aproveitar esta canção e olhar com mais carinho para nossa saúde física.


Falando especialmente às mulheres na vibração deste mês e da conscientização que ele nos traz, desejo que nos acolhamos com amor e façamos o autoexame de mama, nossos exames preventivos, e principalmente que sempre tenhamos o interesse nas informações relacionadas à saúde da mulher.


Ah!!! Uma dica importantíssima, acompanhem as colunas “Diz aí Dra Ana e Pilateando com Camila Shuck” das nossas amigas Ana Paula - médica e Camila Shuck - fisioterapeuta que nos instruem com belíssimos artigos sobre este valoroso assunto.


Com toda certeza posso dizer em nome de todas nós aqui do Senhora de Si, que desejamos saúde a todas as leitoras desse portal tão especial pra gente. E eu especialmente recomendo que você coloque esta canção na sua playlist para escutar de vez em quando, pois é uma canção importante de se escutar com frequência, e tenha certeza que assim que ela tocar inesperadamente a sua atenção será refinada, seu cuidado realinhado e sua energia renovada.


Cuide-se

Cuidemo-nos

Saúde, Saúde, Saúde




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo