top of page

Dicas básicas para uma pele saudável


Olá senhoras de si, com enorme alegria, agradeço o convite para participar desse espaço “Estética e cuidados para elas” e poder contribuir com as nossas leitoras com dicas de cuidados com a pele e o corpo.

A D.I estética e treinamentos, tem como mentoras: eu Deborah Ledesma e a Iara Torres, somos Artistas PMU (maquiagem permanente) e Esteticistas Pioneiras em Mato Grosso no setor que mais cresce no mundo inteiro: Estética corporal e facial.

Trabalhamos levando atendimentos para várias cidades do norte do mato grosso e cursos que capacitam mulheres de todas as idades a entrarem para o mercado de trabalho como técnicas em Estética.

Nesse primeiro artigo quero compartilhar com nossas leitoras dicas e cuidados com a sua pele em casa o famoso “home care”.

Muitas são as dúvidas das Mulheres: Como cuidar da própria pele em casa? O que fazer para ter uma pele linda? Qual tratamento ideal para minha idade?

Em primeiro lugar, o básico para se ter uma pele linda é uma boa noite de sono, tomar a ideal de quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo e se alimentar bem, com fonte de vitaminas e minerais, assim, a pele terá respostas positivas que chamamos de fatores intrínsecos.

Já a relação dos fatores externos (extrínsecos) os mais conhecidos por agredirem a pele e aceleram o envelhecimento são: poluição ambiental, fumo, álcool, exposição exagerado as radiações solares, etc.

Em cabine (expressão que utilizo para falar dos cuidados aqui na clínica) nós, especialistas em pele, indicamos no mínimo uma limpeza de pele a cada 60 dias e peeling químico de acordo com a idade e queixa da paciente.

Entretanto, se neste momentos não é possível frequentar atendimentos direcionados, você pode iniciar o ciclo com alguns cuidados básicos, tais como;

Durante o dia:

● higienizar pela manhã com um sabonete com ph neutro isto é (ph7) que além de não agredirem a pele, tem o índice mais compatível com a mucosa ocular, por esses motivos não ardem os olhos exemplo: sabonetes de bebês e seu protetor solar de rotina.

● Pela tarde usar um sabonete próprio para o fototipo de pele, uma dica é se a sua pele for oleosa, e tiver acnes ou cravos, usar um antisséptico natural ( sabonetes de argila verde ou cinza);

● E um tónico adstringente que é indicado para pele mista a pele oleosa, que será o segundo passo da higiene da pele neste período da tarde;

● Finalizando com o protetor solar livre de óleo (oil free) fator no mínimo 30, dependendo da idade se usa um rico em vitaminas: C,E, A, PPD etc... para esclarecer sobre as vitaminas nos cosméticos, cabe aqui um artigo falando somente para que serve cada tipo de vitamina encontrada nos cremes hidratantes e protetores solares;

Cuidado noturno (aquele que você faz antes de dormir):

● 1º Passo: para a pele perfeita é ter o hábito de limpeza já que durante o sono que o corpo tem maior poder de absorção de vitaminas: nunca deixar resíduos de maquiagem no rosto e, por isso, o demaquilante é o primeiro produto a ser usado na rotina noturna.Para quem não usou maquiagem durante o dia, vale apostar na água micelar, que retira todas as impurezas que a pele absorveu como a poluição e suor. A vantagem do produto é que não precisa de enxágue, já que a água purifica e reequilibra a pele. A dica é usar um algodão para limpar todo o rosto com movimentos leves e sem friccionar.

● 2º Passo lave o rosto com sabonete específico para o tipo de pele com movimentos suaves das mãos.

● 3º Passo: aplicar um tónico para restabelecer o ph pois ao longo do dia pode ter sido alterado devido a poluição, maquiagem ou até mesmo o sabonete usado na limpeza mais profunda. Tónico adstringentes são super benéficos para peles mistas e oleosas, já que evitam que os poros fiquem fechados, ajudando, assim na penetração dos próximos produtos de beleza. A dica é umedecer um disco de algodão e aplicar no rosto de forma suave, sem ´´arrastar`` sobre a pele.

● 4º Passo: aposte em compressas geladas ou máscaras faciais para acalmar a cútis, pois no fim do dia a pele sempre está cansada e tensa. A região dos olhos costuma ser mais afetada, já que incham e ficam vermelhas o ideal é recorrer a compressas de gelo, já que a sensação de fria ajuda a acalmar e desinchar a pele, além de trazer alívio para irritações leves nos olhos. As máscaras faciais não precisam ser usadas todos os dias, elas o mesmo efeito, porém de modo mais intenso ajudam a recuperar a vitalidade do rosto, auxiliando na hidratação e na luminosidade da pele.

● 5º Passo: não esqueça do creme de hidratação, isso vale para qualquer idade que você tenha e, as peles acima dos 35 anos, convém turbinar o cuidado com cremes noturnos anti-idade ou antioxidantes que ajudam no rejuvenescimento e prevenção de linhas de expressão.

A falta de hidratação é um dos maiores fatores do envelhecimento precoce da pele e, muitas mulheres costumam esquecer ou deixar de lado a parte do creme principalmente quem tem quem tem a pele oleosa.


No entanto, hoje existem cremes faciais de hidratação para todos os tipos de pele já que a principal função do produto é devolver a água que a cútis perdeu ao longo do dia


Beijos e até o próximo artigo meninas.




43 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page