top of page

Green Book – O Guia


(2019/2h 10min/Drama)

Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini,

Direção: Peter Farrelly

Nacionalidade: EUA

Olá Senhoras de Si, o filme de hoje é Green Book, baseado em fatos reais, é uma crítica ao racismo dos anos 60 nos Estados Unidos.


O filme se passa em 1962, e mostra Dr. Don Shirley (Mahershala Ali), um famoso pianista em uma turnê pelos Estados Unidos, que contratou como seu motorista Tony Lip (Viggo Mortensen), um segurança de Nova Iorque que se vê sem muitas opções de emprego quando a boate que trabalhava fechou as portas.


Na época o sul dos Estados Unidos ainda estava segregado, então Tony recebeu uma cópia do Green Book, um guia para viajantes afro-americanos encontrarem lugares seguros. Já no início de sua jornada que duraria até a véspera de natal, os dois se veem em conflito, com pensamentos e ideias muito distintas, mas que ao decorrer do tempo se torna aprendizado, quebra de estereótipos e quebra de preconceito. Os opostos que são cria cenas constrangedoras e cheias de dilemas que ao mesmo tempo que cria uma tensão mostra que daquele relacionamento pode surgir uma amizade verdadeira.


Em todo o filme vemos como Dr. Don lida com a dificuldade que é ser negro naquela época, mesmo sendo um músico famoso, e do outro lado temos Tony um homem preconceituoso e cheio de dilemas pessoais que vai desconstruindo esse perfil ao longo de sua caminhada ao lado de Dr. Don.


Uma história que infelizmente ainda se parece com muitas situações vistas hoje em dia, mas que mostra que o preconceito é ignorância, que somos todos iguais, com dilemas, questões familiares e profissionais. Um bom filme com exemplo de redenção, resiliência, amizade e superação.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page