top of page

Hábitos saudáveis 02-Ter Gratidão


Olá amadas leitoras, desejo que estejam bem desde o nosso encontro passado. Com o coração repleto de alegria me dedico mais uma vez a produzir um texto da série “ Hábitos saudáveis” que compartilho aqui com vocês nesse espaço “A Chave de Si”. Essa série de artigos tem por objetivo contribuir para que você possa ter uma vida mais Leve e Feliz.

Algumas dicas que trago aqui, vocês podem até ter visto em outros artigos, vídeos e etc…, E como sou da premissa que a verdade é uma só, entretanto falada de várias maneira, sinto-me à vontade em compartilhar não só aquilo que aprendi em vários anos de estudos em diversas ferramentas de autoconhecimento, mas sim o que percebi e entendi daquilo que pude vivenciar na minha vida pessoal com esse aprendizado.

Nos artigos anteriores conversamos a respeito da importância de nossos hábitos e como eles podem diretamente criar a realidade em que vivemos e, falando de realidade, conversamos a respeito do primeiro hábito saudável que é estar no presente. E hoje, dando sequência a essa série de aprendizado, falaremos um pouquinho a respeito da GRATIDÃO.

Sim, mas afinal o que é gratidão Dumara? O que é sentimento que tanta gente fala e ensina? E como posso sentir gratidão com a vida que tenho?

A gratidão é uma palavra tão pequena, mas que carrega em si um poder imenso, estamos falando aqui de um sentimento que transforma a mente, o coração e nossos relacionamentos. Sabe aquele “quentinho” que a gente sente no coração quando alguém faz algo por nós quando estamos precisando? Aquela “alegria” que não sabemos de onde vem e que simplesmente nos faz sorrir por estarmos vivos? Simmm, isso é gratidão, ou melhor são alguma das sensações que essa postura interna produz em nosso corpo, proporcionando saúde e bem-estar.

É uma atitude nobre que nos faz vibrar em sintonia com o universo, um sinal de reconhecimento por aquilo que recebemos todos os dias de nossas vidas. E porquê trago a gratidão como um hábito? A GRATIDÃO precisa ser aprendida e ser praticada. O exercício da GRATIDÃO deve ser feitos várias vezes por dia, diante de várias situações e, se possível todos os dias. Até que naturalmente, estejamos com a postura de gratidão a todo o tempo, a todo momento, independente da vida que vivemos.

Se hoje não tenho uma vida que considero a ideal para mim, posso me colocar no estado de PRESENÇA e olhar para ela como ela é, sem julgamentos(achando que é ruim, só sofrimento, é difícil, aquele hábito de RECLAMAÇÃO ) e, acredite, todos nós temos um pouquinho disso.

Proponho olhar para a sua realidade, sem emoções e paixões. Olhar para seus pais, sua Vida e dizer: SIMMMMM. Esta é a minha realidade. Pode não ser como eu queria, mas é a que eu tenho. O que posso fazer com ela hoje para que se torne a ideal? Quando adotamos essa postura estamos no presente e, como disse no artigo anterior, ganhamos a capacidade de agir e fazer com que essa realidade se construa em um outro nível. A partir desse movimento, abrimos nosso coração para sentir a GRATIDÃO, podemos olhar para o passado com um olhar de respeito e começar a entender que o que vivemos foi necessário para o nosso aprendizado.

Ok Dumara, mas como posso fazer isso na prática?

De forma simples , você não precisa ter dinheiro, não precisa sair de casa, não precisa nem fazer um esforço físico para exercitar a GRATIDÃO. Podemos começar visualizando as coisas ou pessoas que mais gostamos de ter em nossas vidas, podem ser amigos, familiares, animais, objetos, memórias, aquela hora que você vai a academia, ou quando você lê um bom livro. Aquilo que você considera que te traz alegrias. Olhe para essas pequenas coisas e diga para elas obrigada. Obrigada por fazer parte da minha existência. Obrigada pela oportunidade de fazer algo que me deixe feliz. Vamos treinando de uma forma rápida e eficiente o exercício da gratidão. Faça isso por quinze dias e veja quantas coisas começam a aparecer para agradecer e a medida que você agradece, mais coisas acontecem para agradecer. E, assim seguimos evoluindo na prática da gratidão.

Lembra que disse anteriormente que nosso objetivo é ter o hábito da gratidão presente em todos os momentos da nossas vidas, a todo o tempo? Então o que fazer com aquelas horas em que tudo dá errado, ou que recebemos reações ou atitudes que nos ferem ou que nos desagradam? Ter gratidão também, aqui já exige um pouquinho mais de vontade da nossa parte em exercitar esse hábito. Entretanto, aprendi um chave simples e que me auxilia até hoje a sentir gratidão até nos momentos mais difíceis que passei. Substituir a RECLAMAÇÃO pela GRATIDÃO. É fácil? talvez? Ficou mais fácil para mim quando deixei de querer entender a justificativa dos acontecimentos. Simplesmente quando ouvia algo que me machucava ou me irritava, em vez de xingar e esbravejar, eu ficava quieta e internamente dizia: OBRIGADA. Sim, apenas isso. E, esse gesto me abriu a possibilidade de ver as lições que estava recebendo em cada situação desagradável que eu vivia, passei a observar quais as condutas que eu tinha que acabavam naquelas situações. Dessa forma cheguei a AUTO RESPONSABILIDADE, mas isso será assunto para um próximo artigo.

Falando ainda de GRATIDÃO, o que esse hábito pode nos trazer de benefícios? Citarei alguns que pude comprovar na prática.

  • SAÚDE FÍSICA: já é comprovado pela ciência que as pessoas que tem gratidão produzem mais SEROTONINA, que é uma molécula biológica que tem um papel importante na inibição de sentimentos como IRA, AGRESSÃO, e a sintomas relacionados a DEPRESSÃO. Sendo assim, são pessoas mais felizes e alegres e consequentemente mais saudáveis.

  • AUTOESTIMA: Através da gratidão somos mais capazes de reconhecer nosso valor e nossa capacidade, bem como apreciar e reconhecer as conquistas de outras pessoas, suas realizações. Não usamos mais das comparações, sabemos que cada um é um, cada ser humano tem seus dons e seus talentos, e nós também temos o nosso. Sendo assim, fortalecemos nossa autoestima e nos sentimos mais capazes para realizar nossos objetivos.

  • QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS: Praticando a gratidão nos conectamos mais profundamente as outras pessoas, pois aprendemos a valorizá-las, criamos empatia pelas sua história, aumentamos nossos laços de amizades criando vínculos mais profundos e sinceros. Nos desligamos da competitividade e da rivalidade e nos sintonizamos com a compaixão e a fraternidade.

.

  • EQUILÍBRIO MENTAL: Através da gratidão, reduzimos o stress, ganhamos a força para superar traumas, adquirimos como companheira a resiliência (capacidade de superar obstáculos, resistir a pressão, lidar com problemas). Passamos a vibrar na sintonia do Amor, o que nos traz um salto quântico vibracional e nos proporciona evolução.

  • PROSPERIDADE: Quando olhamos com gratidão por aquilo já temos, no ligamos a lei universal da abundância. Passamos a multiplicar nossas posses, receber mais fartura em nossa mesa, sucesso no trabalho e em nossos relacionamentos, criando assim um fluxo aberto para a prosperidade.

Poderia aqui discorrer sobre os inúmeros benefícios que a gratidão trouxe e ainda traz para a minha Vida, mas acredito que a prática ainda seja o caminho mais assertivo no aprendizado, então para concluir nossa conversa hoje, deixo aqui um desafio:

Proponho que em um período de quinze dias você se disponha a praticar a gratidão.

Nos Primeiros sete dias, pegue um caderno de anotações e durante sete dias,coloque pelo menos 10(dez) coisas que existem na sua vida que você gostaria de agradecer. Se possível não repita aquilo que você agradece.Faça uma lista no dia 01, outra no dia 02 e assim por diante sem repetir o que está escrito. Conte aqui nos comentários como você se sentiu.

Nos outros sete dias, pegue o mesmo caderno de anotações e escreva 05(cinco) coisas que te desagradam em sua Vida, olhe para elas e apenas diga: OBRIGADA. Faça isso sequencialmente nos outros dias até último dia, no mesmo formato do exercício anterior. Uma lista diferente em cada dia até chegar ao fim. Depois me conte o que mudou?

Inté breve...



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page