top of page

Mantendo a ordem


Olá leitoras, é uma alegria estar novamente aqui conversando com vocês a respeito de organização do nosso espaço mais sagrado: nosso lar, nossa casa, onde podemos recarregar nossas energias.

Nos artigos anteriores vimos juntas o passo a passo para organizarmos nossa casa.

1- Destralhamos: retiramos tudo aquilo que não nos servia, que não fazia mais sentido manter em nossa casa. Ficamos com tudo que nos traz alegria e boas memórias e que nos serve funcionalmente. Fizemos junto o destralhe do seu closet, e podemos aprender formas de consumo mais consciente.

2- Organizamos: encontramos um lugar para cada objeto em nossa casa. Descobrimos formas inteligentes e criativas de aproveitar em outros ambientes objetos ou móveis que estavam sendo subutilizados.

E agora vamos para o passo 3 que é:

3- Mantermos tudo organizado!!!

E como podemos fazer isso de forma tranquila e leve?

Todas nós sabemos que se não fizermos algo diariamente, tudo volta a virar uma bagunça. Concorda?

Vejo que o passo mais importante é tomar uma decisão e realmente se comprometer em fazer um pouquinho diariamente. De que forma? Criando pequenos hábitos. Sim, aquilo que precisa ser feito todos os dias, enquanto não estiver incorporado em você, ou seja, sendo feito no “piloto automático” precisa estar na sua agenda, ou fixado na sua geladeira, seja lá a forma que você encontrar para se lembrar, e além de lembrar ir lá e fazer, você ter um propósito muito forte em você, de querer ter sua casa funcionando com tranquilidade.

Separe 15 minutos do seu dia para destralhar, organizar e fazer algo para que tudo fique melhor em sua casa.

Um exemplo: incorporar a rotina diária de não ir pra cama sem antes deixar a pia da cozinha limpa, ou seja, louça lavada, caso você ainda não faça isso, é claro.


Este é um hábito que estou criando e achando maravilhoso, poder acordar e ver tudo limpinho. Começar o dia apenas fazendo o café com tranquilidade. Sim, é recompensador. Experimente você vai poder sentir o quanto você é disciplinada e consegue realizar aquilo que você decide fazer. Eu sei que tem dias que dá uma preguiça enorme, mas se você lembrar do seu propósito e o quanto quer se tornar uma pessoa disciplinada, você vai conseguir se animar e fazer.

Para mantermos nossa casa organizada também precisamos ter check-list com as rotinas necessárias para a manutenção da casa e lembretes para que se cumpra este check-list. Como assim Luciana?

O que é essencial para ser feito diariamente para que sua casa fique habitável e agradável?

Por exemplo: Arrumar as camas, lavar e guardar a louça, limpar o fogão, colocar os objetos nos seus devidos lugares, retirar os lixos das lixeiras do banheiro e da cozinha, etc. Pense na sua rotina, afinal a casa é sua e você precisa saber das suas necessidades e realidades.

Depois, você pode pensar em uma rotina semanal. Sim, o que você pode fazer semanalmente para que tudo fique limpo e organizado? Exemplo: Lavar e passar a roupa, lavar de forma mais detalhada os banheiros, etc. Tudo depende de como funciona a sua casa. Quantas pessoas moram, se tem crianças pequenas ou não, isso influencia na sua rotina. Atualmente eu lavo roupa duas vezes por semana e passo apenas uma vez. Pois minha filha já está adolescente, mas quando ela era criança, era outra rotina, lavava-se roupa de 03 a 04 vezes na semana. Percebeu que a nossa vida se transforma, e precisamos ficar alertas para essas coisas, às vezes ficamos tentando manter uma rotina que já não nos cabe mais. Não faz mais sentido.

Depois, crie uma rotina quinzenal, mensal, trimestral e anual. Exemplo, limpo os ventiladores de teto quinzenalmente. Anualmente, faço um destralhe geral nos guarda-roupas e assim por diante.

Faço uma lista com as rotinas e procuro executá-las da forma mais fiel possível. Não precisa ser exatamente naquele dia, mas sei que naquela semana preciso fazer aquilo. E é maravilhoso o quanto isso tudo facilita nossa vida. Fazendo isso, toda vez que sobrar um tempinho você vai e executa uma tarefa da semana, fazendo por partes sem se sobrecarregar.

Para que isso tudo aconteça, você pode criar sistemas para organizar essas listas com as rotinas. Pode ser em um caderno mesmo, ou se você utiliza uma agenda eletrônica, pode colocar algum lembrete do que você precisa fazer naquele dia. Existem várias formas de acompanhar suas rotinas. Você precisa buscar uma solução mais adequada ao seu estilo.

Pode ter certeza que este planejamento, organização e disciplina vão refletir em outras áreas da sua vida. Acredite!!!

Espero que tenha auxiliado você manter a sua casa limpa e organizada de uma forma que sobre mais tempo para você se dedicar a outras coisas que te trazem alegria.


Beijos e até breve!!!!!

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page