top of page

Profissão: Astróloga!

Atualizado: 5 de nov. de 2020


Queridas Mulheres!

É um grande prazer e uma honra fazer parte deste time de Mulheres Senhoras de Si! Esta é a minha primeira contribuição.


Neste espaço vamos falar de Astrologia, um saber milenar e uma arte, que pode ser e deve ser usada para o autoconhecimento. Uma vez por mês trarei um artigo aqui neste espaço, mas trarei também alguns outros materiais que já produzo para as minhas redes sociais, como os vídeos da Semana Astrológica que faço para o Youtube – originalmente no formato de transmissões ao vivo.


Eu sou graduada em Comunicação social, com habilitação em Jornalismo, embora nunca tenha atuado realmente nesta área. E antes de entrarmos na vastidão que é a Astrologia, como saber e conhecimento, eu gostaria de contar a minha história de amor com ela, porque foi algo que mudou a minha vida para sempre!


A Astrologia entrou na minha vida em 2005 quando fiz meu mapa astral pela primeira vez. Foi amor e paixão à primeira vista e eu fiquei absolutamente fascinada com o fato de alguém que nunca tinha me visto na vida, dizer tanto de mim e das profundezas da minha alma. Logo em seguida fiz um curso básico de Introdução à Astrologia, em 2006, e continuei a estudar por conta própria, lendo principalmente os livros de Liz Greene, Howard Sasportas e Stephen Arroyo. Quando lia esses livros sonhava em participar dos seminários que aconteciam em Londres, mas não imaginava ainda que um dia estudaria lá. Ao mudar para a Inglaterra em 2008, minha ambição inicial era fazer um mestrado em artes, o que acabou não acontecendo, mas hoje vejo que a vida realmente me levou para Londres para estudar Astrologia Psicológica no CPA - the Centre for Psychological Astrology. Eu estudei nesta escola por três anos, até obter o Diploma em Astrologia Psicológica.


Voltei para o Brasil no fim de 2011 e recomecei praticamente do zero, numa nova profissão, com desafios inusitados, completamente transformada como pessoa. Hoje eu posso dizer que entre os muitos divisores de água que marcaram a minha trajetória, a Astrologia certamente foi um dos mais importantes. Como diz aquela frase: “e sem ser mais a mesma, ainda sou quem eu era”.


Da forma como eu vejo, a Astrologia é um estudo dos ciclos da vida e a Natureza. É uma arte e um saber milenares baseados na observação, que busca entender a correlação entre macrocosmo (o céu) e o microcosmo (a vida na terra). Os planetas são símbolos de energias da psique humana e os movimentos planetários são um reflexo dos movimentos que acontecem dentro de nós, assim, mais do que perceber os planetas como “causadores” de eventos em nossas vidas, eles na verdade simbolizam algo que já está intrinsecamente em nós, como na lei de sincronicidade postulada e desenvolvida por Carl Jung, segundo a qual os acontecimentos se relacionam não de forma causal, mas por seus significados. Na Astrologia, meu trabalho é focado nas pessoas, nos relacionamentos humanos e suas dinâmicas intricadas. Sou profundamente apaixonada pelo trabalho de Carl Gustav Jung e de seus seguidores. Assim, ao interpretar um mapa astrológico, trabalho com os conceitos dos arquétipos e dos processos alquímicos, uso a mitologia, os contos de fadas, os sonhos, e às vezes fábulas, para iluminar a situação da/do cliente, convidando-a a ver seus dilemas e conflitos sob uma nova perspectiva. Na Astrologia Psicológica, não focamos em “previsões” ou no que o futuro nos trará, antes, olhamos nossa responsabilidade na realidade que criamos e no futuro que estamos construindo. Na verdade, mesmo antes da astrologia meu foco sempre foi pessoas. Trabalhei mais de 20 anos em no setor comercial, com vendas, e o que eu mais gostava nessa área era a possibilidade de estar sempre encontrando gente diferente todos os dias. Com o Jornalismo também foi a mesma coisa: quis estudar Jornalismo para me aproximar das pessoas e, idealista e ingênua que eu era, tentar melhorar-lhes a vida de alguma forma.


Mesmo aos 19 anos, quando tive um programa diário numa rádio AM da cidade onde nasci lá no Maranhão, essa vocação já se apresentava, pois diariamente as moças da cidade enviavam cartas pedindo conselhos e orientação para seus problemas emocionais e relacionais. Na época eu entendi que o caminho era a comunicação, hoje percebo que o que me motivava era muito mais o contato com o outro e o privilégio de escutar as pessoas contando suas histórias de vida.


Por isso hoje minha profissão é a Astrologia, uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e que aumenta as possibilidades de entender o ser humano e suas relações, motivações, potenciais, certezas, ambivalências e, principalmente, como já disse, a nossa responsabilidade na vida que criamos para nós e no “destino” que vamos construindo com nossas escolhas!


Além de atender com diversos tipos de consultas astrológicas, também dou aulas de Astrologia, no formato EAD/on-line. Eventualmente também atuo como tradutora/intérprete nas línguas Português-Inglês.


Será uma grande alegria dialogar com todas vocês aqui e aguardo ansiosa a participação das leitoras Senhoras de Si!



Maria Eunice Sousa

Astrologia Psicológica | Astro*Carto*Grafia | Alinhamento energético

WhatsApp: (65) 98123-0880


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page