top of page

O Vazio do Domingo


(2018/1h 53min / Drama)

Elenco: Bárbara Lennie, Susi Sánchez, Miguel Angel Sola

Direção: Direção: Ramón Salazar

Nacionalidade: Espanha

Olá leitoras, fazendo algumas pesquisas na Netflix sobre qual filme eu escreveria com uma temática que envolvesse mães para mais uma sexta-feira do nosso mês de maio, encontrei O Vazio do Domingo, fiquei instigada com o título e assim que o filme começou achei que ele seria um suspense, apesar de toda a narrativa envolver um mistério entre as personagens, o filme é um drama muito bem elaborado.


O filme conta uma história sobre relação mãe e filha, Chiara (Bárbara Lennie) foi abandonada pela mãe, Anabel (Susi Sánchez), ainda criança, há mais de 30 anos. Um dia, ela decide procurar por Anabel, e lhe propõe que as duas passem dez dias juntas.


O filme tem um silêncio que por vezes pode ser angustiante, que nos faz questionar muito mais que os próprios personagens o porquê depois de tanto tempo Chiara resolve procurar a mãe, ou porque a mãe a abandonou, esse silêncio mostra o quanto essa falta de proximidade entre mãe e filha deixou um imenso vazio entre as duas.


Nesses dez dias que passam juntas, em uma casa simples entre a Espanha e a França, mãe e filha começam com diálogos curtos e situações que em alguns momentos parecem forçadas, a se identificarem cada uma em seu papel, entre muitas cenas de ternura, afeto, agressividade e falta de diálogo, podemos perceber que o que Chiara realmente quer é viver experiências que nunca pode ter com a mãe, uma vez que fora abandonada por ela quando tinha oito anos de idade, sendo criada pelo seu pai desde então.


O clima de mistério do filme nos dá um desfecho inesperado, e em todo seu decorrer nos faz questionar as personagens, nos faz pensar em como uma mãe pode abrir mão de sua família e consegue construir outra família, e como essa mãe se sente reencontrando essa filha que fora abandonada a tantos anos atrás. O Vazio do Domingo não é um filme de drama comum, é um filme intenso que foge do esperado entre esse reencontro de mãe e filha e que mostra o que pode ser aprendido com a relação ou a falta de relação entre essas personagens.



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page