top of page

Oração a São José


Olá queridas amigas a paz de Deus e o Amor de Maria, esteja com todas nós nesta abençoada semana que se inicia com essa energia maravilhosa, de renovação da nossa esperança e fé em Deus que o mês de dezembro nos proporciona.


Hoje te convido a conhecer um pouco mais sobre o "pai" de Jesus, que recebeu a missão de cuidar desse tesouro precioso, que foi gerado pelo poder do espirito santo como já estudamos em outros artigos.


Como sempre faço, pedi a Deus que me desse um sinal sobre qual seria a oração para nossa semana, e no decorrer da semana eu senti um silêncio interior, a princípio eu não estava entendo, mas mantive minhas orações com fé que eu iria perceber o sinal de Deus, quando foi na quinta feira folheando um dos meus livros de oração abri direto na Oração de São José, me emocionei pois pode sentir em meu coração o amor Deus por mim, e sentir que ele já havia me respondido, só que eu que ainda não havia percebido.


Estamos a duas semanas estudando a Virgem Maria e sua preparação para nos Trazer o Menino Jesus. Assim como Deus escolheu a Mãe de seu filho, com muito amor ele escolheu um homem de poucas palavras, obediente e justo para ser o pai de seu filho aqui na terra.


José era um homem de Fé, e como Deus é perfeito ele anunciou através de um sonho, pelas palavras de um anjo que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou a missão de ter Maria sobre seus cuidados, e perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém, e lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento, cuidando deles.


José sempre com fé nas inspirações que recebia, conduziu sua Sagrada Família em segurança de Belém até ao Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este tempo, ao receber a notícia da morte do Rei Herodes que naquela época perseguia Jesus, José então vai até Israel e lá devota sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo.


A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante, tanto é que ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Este ato só era praticado na época por judeus piedosos.


José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Foi numa dessas peregrinações em que, na volta para Nazaré, o menino Jesus ficou em Jerusalém conversando com os doutores da lei. O menino tinha, então, doze anos. José e Maria, aflitos, voltam ao templo e encontram o menino Jesus debatendo com os doutores da lei. Nesta ocasião, Jesus afirma que “Tinha que cuidar das coisas de seu Pai”. Esta é a última vez que José é mencionado nas Sagradas Escrituras. Todos os indícios levam a crer que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública.


Caso contrário, ele certamente teria sido mencionado pelos evangelistas, como o foi Maria.

José cumpriu sua missão com louvor e obediência a Deus.


Te convido a pedir a intercessão de São José junto de Deus para que possamos ser pessoas mais obedientes e justas assim como ele foi;

Vamos Orar juntas!


Oração a são José


“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de

tornar possível as coisas humanamente

impossíveis, vinde em nosso auxílio nas

dificuldades em que nós achamos.

Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos

confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a

nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer

que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis

junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa

bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais

santa família que jamais houve, sede, nós vos

pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos

a graça de vivermos e morrermos no amor de

Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós”.


São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março.


Nas minhas pesquisas para fazer esse artigo tive conhecimento de um relato de fé e devoção do Papa Francisco o qual compartilho com vocês pois achei muito interessante.

“Em 2017, o Papa Francisco revelou em um encontro com 140 superiores gerais de congregações religiosas uma devoção particular, sua oração é dirigida a São José, diz: “Se há um problema, eu escrevo no papel e coloco sob uma estatueta (…) de São José dormindo”.


A resposta foi dada ao questionamento de um dos religiosos que o indagou sobre qual era o segredo da serenidade do Papa. Francisco disse que não toma tranquilizantes para dormir e que desde a eleição papal a paz lhe acompanha. “A imagem de São José dormindo repousa sob uma esteira de papel! E eu durmo bem: é uma graça de Deus”, enfatizou.


Em outra ocasião, em um discurso às famílias o santo padre voltou a falar sobre sua devoção a São José. “Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja.


Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco em baixo de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”.


Assim me despeço de vocês pedindo a São José ele que seja o guardião de todas as famílias do mundo e que nos ensine a sermos pessoas obedientes e justas, e que nos ajude a confiar plenamente nas promessas de teu filho.


Lembrem-se... Onde há oração há vitória! Continue orando!



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page