Organizar para facilitar


Olá amadas leitoras, espero encontra-las com saúde e disposição para mais um passo rumo ao nosso propósito de se ter uma casa mais organizada. Em nosso artigo anterior, fizemos o destralhe do nosso closet e descobrimos formas de consumir com mais consciência.

Agora, após retirar tudo aquilo que não nos serve mais em nossa casa, que já não faz sentido mantermos, podemos avançar mais um pouquinho, correto?

Então hoje vamos ORGANIZAR !!

E o que é organizar? É ordenar, arrumar, arranjar, acomodar cada coisa em seu devido lugar. E esta organização precisa ser funcional, ou seja, que nos traga facilidade.

Ok, mas como faço, por onde começo ?

Primeiramente, sugiro que veja todos os cômodos da sua casa com um olhar mais detalhado, perceba se cada um deles está cumprindo seu propósito, como assim Luciana? Por exemplo, o propósito do meu quarto é para descansar, relaxar. A forma com que ele está me proporciona isso? A cor das paredes, o colchão, a iluminação, os tapetes, a decoração e assim por diante. Lembra quando eu disse que cada um tem um jeito ? Então pense... qual é o propósito que você dá para cada ambiente da sua casa ?

Recomendo que você pegue um papel e uma caneta e entre em cada ambiente e se faça esta pergunta: o que eu preciso melhorar neste cômodo para que ele cumpra da melhor forma possível o seu propósito ?

Para termos uma casa organizada, precisamos ter um lugar para cada coisa, a fim de que seja usado e que retorne ao seu devido lugar.

Talvez veja que alguns objetos ou móveis não estão sendo mais úteis e funcionais naquele cômodo, mas podem ser uma solução de organização em um outro lugar. Assim, estará dando um novo sentido para algo que estava sendo subutilizado.

Talvez você perceba que precise adquirir algum produto organizador para poder guardar de uma forma mais adequada alguns objetos. Então, uma dica: procure os que sejam transparentes, pois pode visualizar o que está nele e que sejam em formatos quadrados, por necessitarem de menor espaço ao serem guardados.

Ou lembre daquela xícara bonita que você guarda há anos, mas não usa e não entrou no seu destralhe, por você perceber que ainda havia um potencial pra ela. Sim, pode ser utilizada no seu home office, para guardar suas canetas, por que não ? Para isso, você precisa se desprender, sair da “caixinha mental” de que uma bandeja só foi feita para servir algo à mesa. Não, esta mesma bandeja pode ser utilizada lá no seu quarto para colocar seus perfumes, entende ?

Colocar as coisas em lugares estratégicos pode facilitar nossa vida, por exemplo, se você tem o hábito de arrumar a mesa para o café da manhã colocando todas as coisas na mesa, tipo: leite, manteiga, geléia, requeijão, maionese, mussarela, presunto. Quantas “viagens” precisa fazer até que consiga arrumar a mesa? Uma solução é colocar tudo em uma bandeja e poder fazer isso de uma só vez, isso é organizar, tornar sua vida mais prática para que sobre mais tempo ao que é realmente importante e essencial na sua vida.

Agora, se você percebeu que precisa fazer grandes transformações em algum ambiente: adquirir móveis, fazer uma reforma, etc. Tenha calma, dê um passinho de cada vez, faça o que está ao seu alcance neste momento, o que é possível para a sua realidade financeira atual, mas escreva tudo o que precisa e quer realizar e veja o que é prioridade. Sim, faça uma lista com suas necessidades ou desejo. Assim sabendo claramente, quando chegar o momento certo, você realizará. Tudo dentro de um planejamento mental e financeiro.

A organização não é nada estática, ela é uma constante e muda conforme nós mudamos. Sim, sempre algo está modificando em nós e consequentemente em nosso casa.

Existem infinitas possibilidades, use a sua criatividade e imaginação.

Afinal de contas, a casa é sua e precisa ser feita pra você, do seu jeitinho de ser, concorda?

No próximo artigo trarei o terceiro passo... como manter a casa organizada.

Comentem abaixo se fez algum sentido pra você e compartilhe com aquela pessoa que está necessitando destas dicas.

Continue comigo, até breve !!


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo