Ser Tão Velho Cerrado

(2018/1h 36m/Documentário)
Direção: André D'Elia
Nacionalidade: Brasil
Olá leitoras queridas! A dica de hoje é sobre um tema muito atual e relevante, nossa natureza, que é uma das melhores formas de nos reconectarmos com nós mesmas.
Ser tão velho cerrado é um documentário que fala sobre um dos diversos biomas que temos no nosso país, o cerrado, que possui uma diversidade própria e única e que infelizmente tem sido devastado pelo agronegócio.
São mostradas perspectivas diferentes como de ruralistas, do Quilombo Kalunga, população, e especialistas, cientistas e ambientalistas do Parque nacional da Chapada dos Veadeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os relatos mostram um antes e depois dos impactos do agronegócio na região e de outras fontes de exploração da área.
O documentário mostra a formação desse bioma que data de 45 milhões de anos e hoje apresenta grande risco de extinção, necessitando de programas para proteção da fauna e da flora, outra questão que podemos ver é a da água, o cerrado possui muitas nascentes, abastecendo vários rios e aquíferos pelo Brasil.
Aos poucos temos perdido nossa conexão com a natureza, e o que esse documentário nos alerta é sobre a necessidade de se preservar um bioma tão único, além da necessidade de projetos por parte do governo para essa preservação, para manutenção do ecoturismo e das famílias que vivem nesse ambiente e tiram o sustento de lá. Um lugar tão lindo e tão rico que deve ser preservado para as gerações futuras.
