top of page

Solidão versus Solitude



"A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho e criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho” Paul Tillich - Teólogo

A Solidão pode ser percebida por sensações, pensamentos e sentimentos de não pertencimento, tristeza, isolamento, saudosismo e indisposição. É normal algumas vezes qualquer pessoa sentir-se assim, porém é preciso uma atenção quando deixa de ser um sentimento momentâneo e começa a refletir na vida cotidiana da pessoa, levando-a a uma profunda sensação de vazio existencial, sensação de desamparo, insatisfação e desconexão. Pode ocorrer então perda de apetite, perda de peso, tristezas constantes, comportamentos antissociais, lágrimas sem explicações e dificuldade de verbalização de sentimentos.


É possível sentir solidão mesmo em meio a uma multidão, mas o atual cenário de isolamento pode ser um causador desse sentimento que pode levar a uma profunda depressão. A internet não pode ser considerada um recurso eficiente para dirimir o distanciamento social. Ela nos conecta ao mundo, porém, na maior parte do tempo, é uma conexão superficial, que às vezes até contribui para que as pessoas se distanciem ainda mais umas das outras. O ser humano necessita de conexões mais sólidas e mais duradouras, sentir-se parte de um grupo, viver em comunidade e sentir-se membro de uma tribo faz com que ele se sinta parte do mundo. Podemos perceber a gravidade do mal causado pelo isolamento social quando nos lembramos que a "solitária" é o castigo máximo permitido dentro de uma prisão.


No entanto, podemos olhar para o estar sozinho por um outro prisma: “A solitude permite o tempo, o espaço e o silêncio, fazer o útil ou o belo. Também permite não fazer nada, também permite desenvolver a espiritualidade, encontrar-se enquanto uma pessoa diferente das demais e se aceitar como se é – independente da aprovação do próximo.” Felipe de Souza - Psicanalista.


Estar sozinha, porém, não se sentir só... estar sozinha, porém, sentir-se na mais perfeita companhia de si mesma. Solitude é um estado de privacidade, isolamento consciente e voluntário – o eterno e maravilhoso agora, onde podemos entrar em contato com nosso mundo interior, organizar nossos pensamentos, perceber nossos sentimentos e o significado e a origem de nossas emoções.


Como tornar os momentos de solidão em momentos de solitude? Aprender a meditar é uma maneira eficiente de fazer esta transformação. A meditação pode ser contemplativa e pode ser ativa, entre outras formas. Fiz um vídeo onde compartilho formas práticas para trazer saúde para sua vida diante do cenário que vivemos de isolamento social, mas que contribui de forma bem positiva em qualquer cenário.


Vivenciar a Solitude pode representar tomar as rédeas da sua vida e decidir em qual direção você quer caminhar.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page