top of page

Somos mulheres cíclicas – Parte 1


Olá, manas!! Como vocês estão?! Estou me sentido honrada e alegre pelo nosso reencontro. Aqui quero compartilhar com vocês esse estudo que considero tão libertador: somos cíclicas! Isso significa que temos fases diferentes a cada período de sete dias. Totalizando 4 fases num ciclo lunar.

Geralmente, as mulheres percebem com mais clareza o período menstrual, e o período que antecede a vinda da menstruação. Porém, existem outras fases... e construir esse conhecimento sobre você, como você se identifica em cada uma dessas fases. É um instrumento de autoconhecimento que potencializa seu poder sobre si mesma e também de se relacionar com o outro, já que te conscientiza dos seus limites e disposição em cada fase.

As fases são: fase menstrual, fase pré-menstrual, fase ovulatória e fase pré-ovulatória. Vou dividir esse estudo em quatro partes para que possamos juntas, estudar cada uma dessas fases de forma mais aprofundada.

Agora te convido a fechar seus olhos e entrar no túnel do tempo... lembra de você e a primeira vez que você ficou menstruada. Qual foi a sensação, tanto física como emocional? Alguma coisa mudou no seu jeito de ser? Você percebeu alguma mudança em seus relacionamentos?

Continue no túnel do tempo...caminhe calmamente, e perceba como você tem percebido sua menstruação nos tempos atuais... Como você se sente menstruada? Você tem alguma prática específica nesse período? E seus relacionamentos, como ficam?

Perceba essas sutilezas, e se puder anote no seu diário ou apenas faça o registro em seu celular. Essas informações serão importantes para os próximos passos do nosso estudo.

Em nosso estudo estamos observando a menstruação em seu aspecto energético. Assim, te pergunto: como você percebe sua energia no período menstrual? Quando a mulher está em pleno equilíbrio e receptiva ao seu ciclo, esse período pode ser interessante para aprofundar reflexões para autoconhecimento, identificando em si aspectos de sua essência, ampliando sua conexão espiritual e intuição, capacidade de aceitação. Também pode ser uma fase de limpeza energética. Para tanto é necessário uma pausa da agitação cotidiana para que a voz do coração seja ouvida com atenção devida. Se for possível, diga não a atividades que exijam mais agitação do que seu momento permite. Se não for possível dizer esse não, diminua seu ritmo e realize suas atividades acompanhando seu passo.

Outro aspecto importante relacionado com a menstruação: qual tipo de absorvente você usa? Se você pretende plantar sua lua (devolver seu sagrado sangue menstrual para a Mãe-Terra, colocando na água e regando suas plantas), você deverá utilizar absorventes de pano ou coletor menstrual. Além de serem ecologicamente melhores para o meio ambiente, também são menos alergênicos.

Se você estiver interessada em embarcar nessa rica jornada de emponderamento, faço as seguintes sugestões:


1. Procure dormir mais cedo ou separar um tempo para você meditar. Recomendo o uso de três gotas de óleo essencial de gerânio, misturado com qualquer óleo vegetal puro, para fazer massagem delicada em seu ventre e umbigo;


2. Anote seus sonhos e pensamentos que surgirem durante esse período, bem como as sensações ou qualquer outro sentimento que você perceba como singular;


3. Na força da limpeza energética, examine quais são os hábitos que você precisa transformar em você para ser a sua melhor versão; procure visualizar esse esse hábito ou sentimento saindo de você junto com sua menstruação, mentalizando: é hora de renovação!


4. Plante sua Lua. Reforce sua conexão com a natureza, devolvendo para a Mãe-Terra o seu sangue menstrual sagrado em forma de gratidão e pedido de paz ao mundo.

E aí, o que você está disposta a fazer para conhecer ainda melhor?!

Seguimos juntas nessa jornada.

Com carinho, Erika.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page