top of page

Somos mulheres cíclicas – Parte 4


Olá, manas! Como vocês estão?! Eu estou me sentindo alegre e honrada pelo nosso reencontro. Estamos no mês de novembro, que para mim é um mês de preparo para o final do ano. Então, eu procuro me organizar com a intenção de estar o mais livre possível, para curtir o período das férias, festas de Natal e final de ano.


Essa organização tem tudo a ver, com a fase do ciclo menstrual que vamos estudar hoje...vem comigo!

Primeiramente, vamos recapitular:

Fase 1- menstruação = semente= energia da lua nova;

Fase 2- folicular= botão de flor = energia da lua crescente;

Fase 3-ovulação = florescimento = energia da lua cheia;

Fase 4- lútea (período pré-mentrual) = folhas secas = lua minguante.

Hoje, vamos aprofundar nosso estudo na fase 4 do ciclo, conhecida por ser a fase mais desafiadora para nós mulheres ... e também para os outros homens e mulheres que convivem com uma mulher no seu período pré-menstrual. Você sabe identificar como você costuma ficar no seu período menstrual? Sonolenta? Irritada? Sensível? Chocólatra? Sensações físicas de inchaço? Dor nos seios?... você se identifica com alguma dessas sensações? Essas são relatos mais comuns...embora cada uma sinta de um jeito, né?!

Mas, o que a fase pré-menstrual pode ter a ver com organização?? Vou te explicar como eu vejo: nessa fase eu identifico em mim, que preciso de mais tempo em silêncio, então, eu procuro me organizar para ter durante minha rotina, algum momento de relaxamento para atender essa necessidade da minha fase. Por exemplo, reservo um tempo para fazer uma meditação, uma massagem, um escalda-pés com ervas relaxantes...Isso para mim se encaixa perfeitamente com TPM = tempo para meditar. Sinto meu corpo se preparando para próxima fase que vem posterior... a menstruação.

De acordo com Pabla Pérez San Martín, no livro Ginecologia Natural (super recomendo essa leitura), a autora ressalta que embora pouco a pouco nossa energia comece a diminuir, e nossas emoções se intensifiquem, essa ainda é uma fase de muita criatividade. A estação do ano que corresponde a essa fase é o outono: assim como as árvores que vão mudando suas folhas, estamos também nos conectando com a força da renovação. A lua minguante corresponde a essa etapa do ciclo, já que essa fase é de finalização, reflexão e reorganização.

Nesse livro, a autora traz algumas dicas de alimentação para cada fase do ciclo, sendo que para a fase pré-menstrual, a recomendação é: diminua o consumo de sal, açúcar e farinhas refinadas; evite carnes vermelhas, frituras, refrigerantes e laticíneos; incorpore frutas e verduras frescas à sua dieta; faça uma purificação tomando em jejum um suco de cenoura, pelo menos uma semana antes da menstruação, assim o sangue ficará mais fluido, e evita cólicas e limpa o organismo; incorpore os alimentos do grupo das vitaminas A (cenoura, abóbora, salmão) e vitamina B (cereais integrais, fígado e legumes); aumente o consumo de alimentos com os minerais cálcio, magnésio, iodo, ferro, selênio, zinco e potássio. Mais uma vez, a organização está presente para facilitar essa fase do ciclo. Essa dica nos propõe uma organização alimentar para nos preparar melhor para próxima fase.

Assim, conforme sentirmos a energia mudando nessa fase, podemos ir diminuindo o ritmo, desacelerando as atividades e buscando ouvir os sinais do nosso corpo, nos preparando para receber a menstruação como um momento sagrado.

As dicas para melhor aproveitar a fase pré-menstrual são:

1. Aceite com carinho nossa natureza cíclica: perceba os sinais do seu corpo e atenda suas necessidades com todo amor;

2. Busque se organizar para ter um tempo extra para atividades relaxantes a medida que sua energia estiver pedindo: dançar, pintar, meditar, fazer um escalda-pés com sálvia, vaporização uterina com ervas que você tiver mais afinidade;

3. Busque se organizar em relação a sua alimentação para se preparar melhor possível para receber sua menstruação;

4. Faça reflexões e organize-se internamente, para decidir quais as emoções você deseja limpar para seu próximo ciclo.

Espero que esse ciclo de estudos tenha sido proveitoso para vocês, como foi para mim. Minha gratidão por essa oportunidade do nosso reencontro!

Com carinho,



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page