Que a sustentabilidade é a nova moda (urgente), já é sabido por todos, mas atualmente se faz necessário entender um pouco mais a respeito disso não acham?
Em artigos anteriores já foram demonstrados alguns dados em relação ao quão poluente a indústria têxtil pode ser (e é), além de outros dados devastadores e relevantes.
Porém, com a nova geração, tal que tem tido o foco e preocupação do cuidado com o meio ambiente e cuidado com o futuro, além do fator tecnológico, ou seja, hoje as informações chegam mais facilmente as pessoas, para o bem e para o mal, mas de certa forma, o conhecimento sobre situações não antes imaginadas “acorda/levanta” essa geração e a torna mais verde!
“Tá Pri, mas o que esse artigo tem de novo em relação aos outros que já versaram a respeito do binômio sustentabilidade e moda?”
Simples, Emmanuel Macron, presidente da França levou a questão Planeta x Moda para a Cúpula do G7 no encontro ocorrido em Biarritz, Sul da França, no intuito de unir forças, para fechar um acordo denominado The Fashion Pact, e é sobre esse acordo que o artigo versa hoje.
Percebe onde o assunto chegou? Enxerga agora sua relevância? Mais do que isso, dessa vez estão envolvidas marcas da Alta Costura e grandes Grupos que englobam Fast Fashions, que se comprometeram no referido acordo a diminuir os impactos da indústria têxtil no planeta. O prazo estabelecido como final para as “adequações” contidas no acordo é para o ano de 2030, ou seja, até 2030 as marcas que assinaram o acordo cumprirão algumas determinações em prol do meio ambiente.
Dentre as determinações do acordo estão: Eliminação do plástico de uso único e uso exclusivo de energia renovável, zerar as emissões líquidas de carbono (esta até 2050).
Relação de Marcas envolvidas:
- Adidas;
- BestSeller;
- Burberry;
- Capri Holding Limited (Versage, Jimmy Choo, Michael Kors);
- Carrefour;
- Chanel;
- Ermenegildo Zegna;
- Everybody & Everyone;
- Fashion3;
- Fung Group;
- Galeries Lafayette;
- Gap Inc;
- Giorgio Armani;
- Grupo H&M;
- Hermés;
- Inditex (Zara);
- Karl Lagerfeld;
- Grupo Kering;
- La Redoute;
- Matches Fashion;
- Moncler;
- Nike;
- Nordstrom;
- Grupo Prada;
- Puma;
- Grupo PVH (Calvin Klein, Tommy, Speed);
- Ralph Lauren;
- Ruyi;
- Salvatore Ferragamo;
- Grupo Selfridges;
- Stella McCartney;
- Tapestry;
(fonte Vogue)
Para finalizar, fica o pensamento, nas palavras da Marie Claire – Diretora de Desenvolvimento Sustentável da Kering “Na moda o melhor policial não é o Estado, é o consumidor”.