UPCYCLING – O QUE É?


Olá, muita luz para você que me lê semanalmente, o assunto de hoje é uma palavrinha que vem sendo bastante falada nos dias atuais, nos quais muitas pessoas estão revendo conceitos e criando novos sentidos para tantas coisas em suas histórias. Criando ou enxergando nas pequenas coisas, os verdadeiros valores e sentidos da vida.


O Upcycling é exatamente isso, dar um novo sentido as peças têxteis paradas em seus guarda roupas. Talvez aquele jeans velho que você ama e conhece todos os lugares que você frequenta, mas devido a quarentena, “encolheu” e não fecha mais, ele pode ser transformado numa saia longa? Numa jaqueta? Ou num vestido de retalhos?


Tem uma peça com uma manchinha, que acabou ficando sem uso devido a isto? Talvez um Tie Dye resolva. Da mesma forma, surgiu um furinho indesejado na sua peça favorita? Que tal aplicar uns patches? Uns rasgos e desfiados naquela sua peça preferida mas que “já deu” vão dar outra cara e ainda, de brinde, mais estilo.


Está adorando uma trendy, como das mucles tee, agora você tem a possibilidade de transformar a camiseta velha, ou do marido, namorado, pai, nessa peça tendência com o upcycling.


Esse trabalho é oferecido por profissionais, aqui em Cuiabá mesmo encontram-se ótimos.

Ou então, DIY (do it you), faça você mesmo, arrisque-se com vídeos no youtube. Mas não deixe nada parado em seu guarda-roupas. Compramos para usar, se não estamos usando há algo de inconveniente, pois foi investido tempo, dinheiro e energia naquela peça. Então te convido a encontrar um caminho, e o upcycling pode ser a melhor das alternativas.


Upcycling então é uma forma de reutilização criativa, transformando e dando um novo olhar para aquele item que já estava sendo descartado ou pouco usado. Através deste processo reaproveita-se como matéria prima, um objeto já existente.


Para se ter uma ideia superficial dos benefícios de fazer um upcycling em uma peça: Como a matéria prima é preexistente economiza-se cerca de 10 mil litros de agua que seriam gastos para fabricar um item do zero. Os artefatos que acabariam como resíduos têxtis nos lixões ganham nova vida. Com um produto já existente e usado, o custo é bem aquém do que com um artigo novo. Ao final você terá uma veste única e exclusiva.


Além disso, essa nova ferramenta de moda, pode servir como uma profissão para as pessoas criativas do ramo da costura que estão passando por um processo de reinvenção nesse período difícil.


Se faz necessário pensar coletivo neste momento, e agora mais do que nunca “está na moda mudar o mundo”.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se aqui para receber novidades sobre nosso site e eventos

  • Facebook
  • Instagram

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados