top of page

Vamos respirar?

Atualizado: 20 de mar. de 2020


Olá, flores! Primeiramente quero dizer da minha alegria em fazer parte desta linda equipe e agradecer a todas vocês por me permitir trazer um pouquinho do meu trabalho e assim aprendermos juntas. E ai, vamos respirar?

Atualmente tenho percebido em minha prática clínica o quanto a respiração curta e superficial tem se tornado frequente, limitando a capacidade pulmonar. Aquele inspirar e expirar profundamente sabe?

A respiração é a função mais importante do nosso corpo, onde obtemos o oxigênio que através do sistema circulatório percorre todas as partes dos organismos. Joseph Pilates, criador do método Pilates, defendia que a respiração correta pode contribuir consideravelmente para alcançar e manter os mais altos padrões de saúde, nos proporcionando equilíbrio nas funções orgânicas, mente mais alerta e leve, relaxamento muscular, controle das emoções, melhorando assim nossos comportamentos, como nos períodos menstruais, entre tantos outros benefícios...

No método pilates aprendemos a reeducar a respiração usando os músculos respiratórios devidamente. Na inspiração nasal enchendo e expandindo o peito e as costelas com auxílio de músculos como o diafragma, intercostais e o escaleno e relaxando na expiração, mas, mantendo a musculatura do abdômem contraída até soltar todo o ar.

Joseph usava um exemplo simples para descrever como se deve realizar: “você deve inspirar e expirar completamente, sempre tentando ‘espremer’ cada átomo de ar impuro dos seus pulmões, de maneira semelhante a quando esprememos cada gota de água de um pano molhado”.

E é com essa super dica que concluo meu primeiro artigo. Desejo que todas nós possamos exercitar melhor nossa respiração e assim melhorar ainda mais nossa qualidade de vida! Por:



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page