Sra de Si

26 de ago de 20202 min

Como ser sustentável na Moda?

Em mais uma semana juntos, vamos falar de sustentabilidade na moda, por que vem se falando tanto disso? E afinal o que é ser sustentável na moda?

É fato que a pandemia do Covid-19 veio para nos fazer repensar muitas coisas, e uma delas, sem dúvida é a nossa forma de consumir, em todos os aspectos.

A moda é um objeto de transformação, nossa imagem passa informações e comunica, então, o que você veste diz muito sobre você e sobre seus princípios e anseios.

Esse assunto vem sendo frequente, tendo em vista que depois de meses em casa, percebemos que talvez nossa forma de consumir estava em desacordo com o que queremos para nosso planeta, com o que desejamos para as pessoas e para nós mesmos.

Muitas vezes, quando prego que a nossa maneira de vestir precisa ser também nossa maneira de expressar o que desejamos para futuro, me questionam a respeito do quanto mais oneroso é consumir produtos mais sustentáveis.

Bom, realmente, quando o processo respeita todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva acaba onerando mais, por que excluímos a possibilidade de mão de obra análoga a escrava. Além disso, os processos produtivos que se preocupam com o descarte correto, com produtos que agridam menos a natureza e os profissionais, que investem em sistemas que consumam menos água e/ou polua menos nossos mares, acabam por ter que fazer investimentos maiores que as indústrias comuns.

Muitas vezes também, o produto é encarecido pelo tingimento natural, pois agrega mão de obra e produtos naturais e que não poluem tanto quanto aqueles utilizados em escalas industriais.

Mas o que eu gostaria de deixar de mensagem para vocês hoje é que não é preciso gastar muito para ser sustentável na moda, pois o conceito vai além.

Ser sustentável na moda é valorizar pequenos produtores locais, comprar produtos feitos por pessoas que você tem acesso, reutilizar, isso mesmo, valorizar peças de segunda mão é um ato lindo e inteligente, pois paga se muito mais barato por essas peças e em brechós a gente encontra itens de qualidade.

E para quem ainda tem preconceito com eles, eu tenho um recado: energia ruim tem roupa que é feita por pessoas em condições indignas.

    100
    1