top of page

Como ser sustentável na Moda?


Em mais uma semana juntos, vamos falar de sustentabilidade na moda, por que vem se falando tanto disso? E afinal o que é ser sustentável na moda?


É fato que a pandemia do Covid-19 veio para nos fazer repensar muitas coisas, e uma delas, sem dúvida é a nossa forma de consumir, em todos os aspectos.


A moda é um objeto de transformação, nossa imagem passa informações e comunica, então, o que você veste diz muito sobre você e sobre seus princípios e anseios.


Esse assunto vem sendo frequente, tendo em vista que depois de meses em casa, percebemos que talvez nossa forma de consumir estava em desacordo com o que queremos para nosso planeta, com o que desejamos para as pessoas e para nós mesmos.


Muitas vezes, quando prego que a nossa maneira de vestir precisa ser também nossa maneira de expressar o que desejamos para futuro, me questionam a respeito do quanto mais oneroso é consumir produtos mais sustentáveis.


Bom, realmente, quando o processo respeita todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva acaba onerando mais, por que excluímos a possibilidade de mão de obra análoga a escrava. Além disso, os processos produtivos que se preocupam com o descarte correto, com produtos que agridam menos a natureza e os profissionais, que investem em sistemas que consumam menos água e/ou polua menos nossos mares, acabam por ter que fazer investimentos maiores que as indústrias comuns.


Muitas vezes também, o produto é encarecido pelo tingimento natural, pois agrega mão de obra e produtos naturais e que não poluem tanto quanto aqueles utilizados em escalas industriais.


Mas o que eu gostaria de deixar de mensagem para vocês hoje é que não é preciso gastar muito para ser sustentável na moda, pois o conceito vai além.


Ser sustentável na moda é valorizar pequenos produtores locais, comprar produtos feitos por pessoas que você tem acesso, reutilizar, isso mesmo, valorizar peças de segunda mão é um ato lindo e inteligente, pois paga se muito mais barato por essas peças e em brechós a gente encontra itens de qualidade.


E para quem ainda tem preconceito com eles, eu tenho um recado: energia ruim tem roupa que é feita por pessoas em condições indignas.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page