Sra de Si

12 de mar de 20203 min

Nasce uma mulher

Olá minhas queridas amigas! Em homenagem ao dia da mulheres vamos ao lançamento da nossa coluna. Hoje totalmente direcionada a elas.

Já dizia minha avó: “Uma mulher nasce após a primeira menstruação!”. Claro que sabemos que ser mulher vai muito além disso, mas eu que não vou discutir com minha avó né.

O nome dado a primeira menstruação é menarca. Ela é uma das últimas fases da puberdade. O primeiro ciclo tende a acontecer entre os 10 e 15 anos, podendo variar conforme o estilo de vida, histórico familiar, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores. A primeira menstruação também se relaciona com outros aspectos do desenvolvimento das meninas, como a idade óssea ou seja, o nível de maturação dos ossos, a velocidade de crescimento e de ganho de peso.

A menarca costuma ser associada à feminilidade e à fertilidade, por isso, o início da menstruação, em algumas culturas, é cercado por tabus e significados que impactam na vida das mulheres. Isso porque, a partir da primeira menstruação, outros processos fisiológicos acontecem e levam ao início da maturação sexual da mulher. Entre eles estão o aparecimento das mamas (telarca), surgimento de pêlos (pubarca), desenvolvimento do aparelho genital e, por fim, o começo da ovulação, que define a capacidade reprodutiva feminina.

O intervalo entre um ciclo menstrual e outro tem, em média de 28 a 30 dias, e o período em que ocorre o sangramento dura entre três e oito dias. Inicialmente os ciclos tendem a ser irregulares e, com o passar do tempo, são ajustados naturalmente. Então, é bastante comum que as primeiras menstruações sejam espaçadas. Para algumas mulheres que são observadoras de si e da natureza seu ciclo menstrual é regulado conforme o ciclo da lua, ocorrendo a ovulação na lua cheia e a menstruação na lua nova.

O objetivo de um ciclo menstrual é preparar o corpo feminino para a gestação. Nos primeiros 14 dias ocorre o período de ovulação, e junto com ele a elevação dos níveis de estrogênio. Esse hormônio é um dos responsáveis por controlar o nosso bem-estar. Nos 14 dias seguintes, a parede do útero começa a engrossar, como se estivesse preparando uma "cama" para o possível bebê. Nessa fase ocorre uma queda nos níveis de estrogênio e elevação nas taxas de progesterona. Essa alteração, quando muito brusca, já pode causar uma série de sintomas, como ansiedade, alterações do humor, dores nos seios e outros tantos conhecidos das mulheres. Passados esses 14 dias, o endométrio, parede que recobre o útero, começa a descamar e ser eliminado na forma de menstruação, gerando com ela uma outra queda hormonal, dessa vez na progesterona. Por isso em algumas mulheres os sintomas podem ser ainda mais intensos durante a menstruação.

Para aliviar a TPM é importante que se faça atividade física regularmente para aliviar as sensações de dor, tensão e ansiedade, pois o exercício libera hormônios que dão a sensação de bem estar, melhora o trânsito intestinal e diminuem o cansaço. Além disso, é importante ter uma alimentação com pouca cafeína e sal, pois podem piorar os sintomas. Nos casos de TPM mais intensa, o uso de anticoncepcional pode ajudar a diminuir os sintomas, mas também pode ser necessário o uso de medicamentos antidepressivos.

O melhor que podemos fazer é nos observamos e nos conhecermos de modo que saibamos responder às seguintes questões: Como meu ciclo atual pode estar interferindo no meu estado de espírito hoje? O que está me incomodando agora?” O que estou fazendo para melhorar meus sintomas de TPM? O que estou fazendo que está piorando minha TPM?. Dessa forma, ficará mais fácil tomar consciência das mudanças físicas e de humor que ocorrem ao longo do mês, além de compreender melhor suas atitudes e atender as necessidades de cada momento.

    290
    6