top of page

LOMBALGIA


Olá flores, espero que todas estejam bem e animadas com o nosso artigo deste mês.

Como havia lhes prometido no artigo anterior onde abordamos a respeito de cervicalgia, hoje iremos compreender um pouco mais o que é lombalgia e o que pode ser feito para minimizar a sobrecarga nesta região.


Quem já ouviu alguém contar que agachou para pegar um objeto e ao levantar “travou”??


A lombar faz parte da nossa coluna vertebral, está localizada na região inferior da coluna, possui cinco vértebras e se articula com a pelve inferiormente. Possui uma curvatura com a concavidade para trás e suporta o maior índice de carga axial de toda coluna. Por isso, quando ouvimos falar de Lombalgia, estamos nos referindo ao termo utilizado para dor na região da lombar.


Todos os padrões fundamentais de movimento envolvem a coluna lombar: como sentar, permanecer de pé, puxar, empurrar, agachar, girar. Atualmente entre os maiores motivos de afastamento do trabalho por problemas de saúde esta a lombalgia.


Camila e o que torna este índice tão alto?


Uma vez que a lombalgia apresenta caráter multifatorial, alguns estudos relacionam a um conjunto de causas, como, por exemplo, estado de saúde, estilo de vida ou comportamento e ocupação (trabalho físico pesado, movimentos repetitivos), mas o que mais tenho percebido durante as anamneses e avaliações posturais é a má postura adotada nas atividades de vida diária de meus pacientes.


E quero deixar algumas dicas super simples de como prevenir a sobrecarga nesta região, vamos lá??


Para as Senhoras de Si que o trabalho exige um período prolongado na posição sentada, certifiquem-se de que seus pés estejam sempre apoiados no chão, que a lombar esteja apoiada no encosto da cadeira e que a cadeira tenha a borda do acento arredondada.


Figura 1- fonte: www.corpoacorpo.com.br

E para as Senhoras de Si que se dedicam a zelar de seus lares, busquem evitar fazer as atividades da casa flexionando o tronco, usem mais os joelhos, como por exemplo, ao limpar embaixo dos móveis aguachem e ao limpar um móvel baixo ou pegar um objeto, dobre os joelhos e use a força da musculatura das cochas para levantar.


Para as atividades que exigem mais tempo em uma mesma posição como passar roupa, lavar louça e varrer, procure manter o corpo na posição mais ereta possível, evitando manter o tronco inclinado para frente, e uma forma de fazermos isso é aumentando o cabo da vassoura e passando as roupas em uma superfície que seja da altura do quadril.



Figura 2Figura 2,3,4 - fonte: www.corpoacorpo.com.br

Se mesmo depois de ter tomado os devidos cuidados com sua postura, ainda estiver sentindo dor na região da lombar, tem um alongamento que gosto muito e auxilia a aliviar as tensões nesta região.


Ele inicia na posição de quatro, com os braços esticados para frente. O rosto deve descer e ficar bem próximo ao chão. Então, lentamente sentar-se sobre os calcanhares dos pés, encostando o peito nas pernas e a cabeça no chão, como na imagem anterior. Segurar durante 20 a 30 segundos.



Queridas leitoras quero concluir este artigo dizendo da minha gratidão a todas pelo carinho e pelos retornos que tenho recebido.


A opinião de vocês é importante para mim e espero estar contribuindo de alguma forma.



32 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page