top of page

O que esperar do mercado de moda após a Pandemia do Covid19?


Grandes crises sempre trouxeram consequências para o mercado da moda, com a Pandemia do COVID19 não será diferente, infelizmente ou felizmente. Os tempos atuais trarão muitas mudanças em todos os aspectos, e elas podem ser comparadas com mudanças em tempos de guerras, nos quais a moda sofreu grandes transformações.


Em períodos de guerra, a mulher teve que sair de casa enquanto o marido estava combatendo, dessa forma a moda foi compelida a acompanhar as mudanças na rotina daqueles que a consumiam.


Durante a primeira guerra mundial a mulher passou a usar a calça para trabalhar, as saias começam a diminuir o tamanho, pois a saia extremamente longa atrapalhava os movimentos para o labor, e após a crise ela aderiu esses itens a sua rotina.


A primeira guerra trouxe ainda, a libertação do espartilho, e foi nesse período que Chanel apareceu com suas inovações condizentes com o momento, surgiu também a calça palazzo pijama, que era uma forma de trazer uma “aparência” de saia mesmo sendo uma calça.


Assim, podemos concluir que a primeira guerra mundial trouxe a praticidade para a moda, essa foi a consequência dessa grande crise.


Quando observamos a segunda guerra mundial, temos como consequência da crise, o racionamento dos tecidos, então foi preciso “diminuir” o uso, tanto na quantidade de tecido por peça, quanto na quantidade de peças produzidas, caindo assim o consumo.


Logo após a segunda guerra mundial, Dior trouxe o New Look, recuperando a feminilidade na moda, isso se deu porque ele tinha um sócio neste projeto, que era dono de tecelagem, e obviamente precisava vender tecidos diante da crise, assim ele uniu o útil ao agradável e lançou algo que todas as mulheres estavam com saudade.


Na quarentena decorrente do surto de COVID19, as pessoas vêm percebendo que precisam de muito pouco, que existem outros valores prioritários, assim, a moda, com toda certeza vai sofrer grandes alterações.


As grandes marcas não estão vendendo, os menores estão sendo obrigados a se reinventar e descobrir o que vai despertar o desejo de moda após o corona vírus. A mentalidade vai mudar e o foco vai se direcionar ainda mais para o mercado mais sustentável. As pessoas estão mudando com tudo isso e a moda muda junto com a gente.


É fato que a moda muda quando a gente muda, e não há como sairmos iguais dessa crise, ela veio para nos fazer evoluir, nos fazer perceber que um microrganismo invisível a olho nu pode parar o planeta.


Algumas grandes marcas vêm tomando iniciativas, no sentindo de parar suas produções para focar em itens necessários atualmente como máscaras, macacões, kits de higiene e outros distribuindo parte de sua renda de venda online para auxiliar no combate ao vírus.


Qual você acredita ser a mudança no mercado da moda pós pandemia do COVID19?

Fonte histórica: LILIAN PACCE





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page