top of page

10 Poemas diferentes


Olá amigas, desejo que estejam bem, felizes e sentindo vibrar a força que esse mês nos proporciona.


Essa semana eu tive a alegria de participar da Live do Sra de Si, e em uma conversa muito especial, a minha querida amiga Dumara Volpato me fez uma pergunta que até então eu não havia parado pra pensar. Ela me perguntou se havia alguma canção que me auxiliou a superar algum momento, e de uma forma muito natural me lembrei de uma canção que escutei muito nas vezes que precisei me fortalecer.


A canção é a 10 poemas diferentes, de Santana. Um forró que vibra alegria e com uma letra que inspira amor. Uma frase da canção que por muitas vezes me fez enxergar as situações de uma maneira mais leve é: “pra cada lágrima triste que chorei, surgiram 10 poemas diferentes”.


Essa frase tão grandiosa em sua simplicidade, me remete à compreensão que cabe a nós decidirmos como vamos nos colocar diante de cada situação, se vamos lamentar, chorar, sofrer e permanecer no lugar de vítima da vida, ou se vamos levantar a cabeça, perceber as situações como oportunidades de transformação, aprimoramento e lapidação. E todas as vezes que eu escutei essa simples verdade, eu acreditei que passaria, eu senti que poderia me responsabilizar e ser a autora da minha história. E sim, pra cada lágrima que derramei, eu fiz poesia porque é o que eu sei fazer, mas cada pessoa é um ser humano dotado de talento, e talvez não faça poemas, contudo faz crochê, faz mandala, faz uma comidinha maravilhosa e há quem transforme a dor em amor e compartilha isso com o próximo.


Essa frase tão curta, tão singela, tão profunda, que nos faz ter um olhar especial para os obstáculos, naturalmente floresce em nós a gratidão. Pois quando entendemos que tudo é aprendizado, a vida é mais bonita, amplia as possibilidades ao ponto de escutar com alegria a segunda frase da canção: “ao Pai agradeço a estrada que passei, passei, e se Ele quiser vou novamente”. E ir novamente não significa reabrir feridas, mas com uma condição emocional mais segura, poder vivenciar de uma forma melhor e acertar mais nas decisões decorrentes que uma dor.


O compositor ainda afirma algo que me enche de esperança todas as vezes que escuto: “quem acredita em Deus não tem medo da escuridão”. Independente da crença que se tenha, quem tem fé na vida, naturalmente não teme, pois quem olha a vida com otimismo sabe que tudo tem um propósito de ser.


Essa canção ainda nos lembra de uma chave poderosa, transformadora que é o perdão. O perdão é libertador, e é um caminho belo para o amor. E como diz o poeta: “perdão que é o perfume da flor, o abraço contra a escuridão, sorriso no rosto e a bondade estampada nas mãos".


Dentre tantas belezas encontradas nessa música, ela ainda revela o valor da verdade, pois a mentira não nos leva a canto nenhum, não constrói. Enquanto a verdade que fala docemente fortalece laços, solidifica relacionamentos e nos preenche de autoconfiança. E eu sigo até hoje buscando ouvir e seguir a minha verdade, sendo eu mesma e respeitando o meu coração.


Poema ainda que destaca a importância de olhar o próximo, e mais que estender a mão, nos convida a refletir sobre quão real é a felicidade se alguém perto de nós está sofrendo. Fazer o bem não é dar o que sobra, é servir o que é necessário e talvez dar até mais que do que se tem.


Definitivamente, eu poderia escrever muito mais sobre os 10 poemas que existem nessa música, arrisco a dizer que eu olhar bem direitinho encontro outras poesias entre as linhas melódicas da canção. Mas sobretudo, a verdade mais especial nessa canção é que o amor é soberano, o amor é disponível, o amor é generoso, o amor é a resposta, o amor é o destino, o amor é o caminho. E o amor está no ar, o amor está em mim, está em você, e está aqui para quem quiser e quem puder percebê-lo. Que o amor seja sempre a nossa bandeira.


Para interpretar este belíssimo poema, eu convidei uma flor que é puro amor e delicadeza, assim como esta canção. Que o amor e os 1000 e muitos poemas que existem dentro dele vibrem em nós através da belíssima voz de Mariana Feitosa.

Com amor.





47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page