top of page

Creio em Deus Pai


Olá queridos(as) leitores a paz de Deus e o Amor de Maria, esteja com todos nós nesta abençoada semana que se inicia.


Hoje 02 de novembro é comemorado o feriado nacional denominado de “finados”.


Esse feriado normalmente é mais comemorado pelo catolicismo, mas não é uma exclusividade dele, quase todas as religiões, desde a pré-história tem um dia dedicado à memória dos mortos.


Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. Já no Brasil, a tradição é outra, as pessoas costumam visitar os túmulos dos entes queridos nas primeiras horas do dia, para levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já partiram deste plano terrestre.


Cada ato desta tradição é movido por sentimentos e motivações pessoais, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito e gratidão aos falecidos.


Quando oramos aos nossos antepassados, demonstramos nosso amor e afeto, e por meio dessas orações é possível auxiliar os entes queridos que partiram a elevar-se onde quer que estejam, com as orações também é possível que o sofrimento daqueles que aqui ainda estão seja amenizado.


Às vezes o ente querido se foi e não foi possível falar algo que você precisava falar, pedir perdão, ou simplesmente agradecer por ele(a) ter feito parte de sua vida, e eu vejo que esse dia pode ser vivido como uma oportunidade para você se libertar e falar o que precisar falar ou vencer qualquer dificuldade que ainda possam ter, seja em pensamento ou sentimento, expressando o seu sentimento e fazendo uma oração por aquele ente querido, e após viver o momento de dor e despedida do ente querido que partiu, é preciso lembrar que a vida continua, de uma forma mais solitária, dolorosa, mas ainda continua, e precisamos encontrar o melhor caminho para seguir em frente.


Por isso, para essa semana escolhi a Oração de Profissão de Fé “CREIO EM DEUS PAI”, pois vejo que só por meio da fé e confiança em Deus, e que podemos vencer a dor que a morte nos causar, e assim com calma podemos conseguir sentir conformação com o que não podemos mudar.


Assim te convido a neste dia orar pelo seu ente querido que já se foi, vamos rezar juntos!

“CREIO EM DEUS PAI”,

“Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra;

E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor,

Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem;

Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado;

Desceu ao reino dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia;

Subiu ao Céu, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,

De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo,

Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos,

Na remissão dos pecados,

Na ressurreição da carne,

Na vida eterna.

Amém.”

Essa oração nós ensina que há um Deus, que é por natureza todo poderoso e criador de todas as coisas visíveis e invisíveis do céu e da terra, e nela professamos nossa Fé e confiança neste Deus, que se fez homem como filho para nos salvar deste plano que é passageiro, pois uma das poucas certezas que temos na vida é que um dia morreremos, mas a grande verdade é que normalmente ninguém lida muito bem com a ideia de morrer ou perder um ente querido.


Me recordo que nos velórios lá em Minas, quando tinha alguma pessoa em situação de desespero pela falta de conformação com a morte, sempre alguma senhora com o rosário na mão iniciava a reza do terço com a oração do “creio em Deus pai” e logo todos podiam perceber que aquele pessoa que estava em uma situação de desespero ia se acalmando.


Vejo que essa oração nós traz resistência e força, pois nos mostra que nosso pai venceu a morte, e fazendo essa oração eu sinto que nós, com ajuda dele, também podemos vencer, e um dia chegar na vida eterna junto de Deus pai.


Assim me despeço de vocês desejando força, resistência e conformação com as coisas que não podemos mudar, pois a vida é única e as pessoas que estão em nossa volta também são.


Desejo que possamos seguir em frente em nossa jornada, tendo a certeza de que tudo que vivemos agora, forma nossa existência e é um grande presente da vida que não acaba aqui.

Lembrem-se... Onde há oração há vitória! Continue orando!



36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page