top of page

O que é meditação?


A meditação é um exercício mental que desenvolve a plena atenção. Por meio da concentração nos tornarmos observadoras de nossa própria mente, um caminho eficaz de autoconhecimento e cura.

Atualmente os exercícios físicos já estão sendo recomendados pelos médicos como uma necessidade humana para a boa saúde, com certeza daqui algum tempo, não muito distante, exercícios de meditação serão recomendados com a mesma relevância e mais à frente serão observados como fundamentais, pois estudos já comprovam que a saúde mental é a base da saúde física.

Analisando mais profundamente, a meditação é um chamado da própria alma, nós clamamos pela verdade de quem realmente somos e de que lugar ocupamos no mundo. É uma ferramenta poderosa, um caminho que nos tira do piloto automático as vezes não desejado, um canal que nos auxilia a “tomar consciência” para nos tornarmos mais presentes, mais cientes de nossas escolhas e ações.

Meditar é diferente do que algumas pessoas pensam, não estamos falando de silenciar a mente, estamos falando de nos tornarmos observadoras de nossos pensamentos, e consequentemente, também de nossos sentimentos, percebendo nosso estado atual de forma mais clara.

O primeiro passo para meditarmos é aprendermos a observar nossa própria respiração. Respiração acelerada pode ser sintoma de ansiedade e estresse. Respiração profunda, curta e acelerada, pode ser raiva. Observando nossa respiração podemos aprender muito a respeito de nós mesmas.

Pare agora e observe sua própria respiração, você inspira mais que expira ou expira mais que inspira? Sua respiração é curta ou longa? Onde se concentra a maior parte do ar quando inspira, peito ou abdômen? Depois de nos observamos com bastante carinho, damos o segundo passo, aprendemos a respirar de forma mais saudável. Porém este é o tema de nosso próximo post. Continue comigo!

Gratidão.


Por:


143 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page