top of page

Qual o passo a passo para ter mais Tempo?



Como ter tempo para fazer tudo o que desejamos? Como fazer nosso dia parecer ter mais de 24 horas? Como parar de contar a si mesma a historinha de que não tenho tempo e caminhar na direção de nossos sonhos?

O artigo de hoje é uma continuidade do artigo anterior (se você ainda não leu, por favor acesse este link: Senhor Tempo - Vilão ou Herói?. Neste artigo pretendo compartilhar um passo a passo infalível para que você encontre tempo para realizar seu propósito!

Vamos lá:

Recentemente me aconselhei com um jovem sábio a respeito de gestão de tempo e ele me aconselhou a ler o livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey. Fiquei impressionada com a indicação e com o fato de eu não ter pensado nisso antes, pois já havia lido esse livro mais de uma vez. Percebi o sinal e no mesmo dia resolvi revisar a leitura, rever meus estudos e fazer novas anotações, desta vez buscando quais hábitos ainda não estavam sendo praticados com eficiência, pois não me sentia satisfeita com a gestão do meu próprio tempo.

Esse livro é incrível e começa com o “óbvio”: as transformações acontecem de dentro para fora e precisamos conhecer nossos paradigmas (lentes pela qual enxergamos o mundo), para que novos hábitos comecem a ser implantados. Cientes disso, estamos prontos para começar. Veja com atenção a sabedoria deste passo a passo para a realização de nossos sonhos.

1º.) Seja Pró ativo: Autorresponsabilidade é a chave. Portanto, se não estamos ou não somos o que desejamos, isso não é culpa do tempo, do momento político ou do meu marido e filhos, tem haver exclusivamente com minhas escolhas. Não sou vítima. Tenho o poder de transformar minha realidade.

2º) Comece com o objetivo em mente: Todas as ações são realizadas duas vezes, primeiro no plano mental e depois no plano material. Pense: Qual seu objetivo? Ele deve estar alinhado com seus valores. Pegue uma caneta e um papel, escreva claramente, onde quer chegar e o que deve fazer para chegar. Diariamente, tenha seu objetivo em mente.

3º) Primeiro o mais importante: Pronto... este é um ponto que a maioria de nós falhamos. Pensei até em escrever todo este artigo falando somente deste hábito, porque é onde eu estava falhando gravemente. Por exemplo: decido fazer a edição de um vídeo, algo importante para que eu alcance meus objetivos, mas, antes... Uma olhadinha no Instagram rapidinho... Agora o Face... ‘Bip’ do WhatsApp. Será quem? Não posso deixar as pessoas esperando... Olha!!! É aniversário de fulana! Vou dar um parabéns e... Já é hora do almoço, filho chama, estender a roupa, mas essa louça suja não dá... Espera, preciso de um café... Uma, duas, três horas...

Passa o dia e não fiz o mais importante... Isso já aconteceu com você? Problema identificado, medidas tomadas. Primeiro o mais importante. Para isso faço uma lista do que é imprescindível que eu realize no dia em direção aos meus propósitos e sigo ela o máximo possível. O que acontece? O milagre: tempo. Claro tive que aprender a dizer não, a fazer escolhas, mas são pequenos sacrifícios diários em busca de grandes realizações.

4º) Pense ganha-ganha: Seu marido não perde quando você se prioriza, nem seus filhos: todos ganham. Quando estamos felizes, tudo que conseguimos proporcionar ao próximo é felicidade.

5º) Procure primeiro compreender e depois ser compreendida: Primeiro passo para aplicar este hábito saber ouvir. Claro que é muito mais simples no papel que na prática, mas é um excelente exercício.

6º) Crie sinergia: Trata-se de aprender a respeitar e valorizar as diferenças, saber viver em harmonia com as pessoas, vibrar positivamente em grupo. Esse hábito necessita de prática e entendimento, mas possibilita conexão, troca e somar-se em prol de um objetivo.

7º) Afine seu instrumento: Este hábito é primordial, a base de todos os outros. Os 3 primeiros falam de nossa relação conosco, os outros três falam de nossa relação com o próximo, este fala de cuidarmos da máquina realizadora: Nós (corpo – mente – alma). Lembre-se: você precisa de você para realizar todas as suas tarefas. Não se negligencie, um HD sobrecarregado pode travar. Até um computador precisa ser bem usado e exige cuidado... Assim também você.

Hoje quis compartilhar com você práticas que têm me auxiliado a ter e aproveitar melhor meu tempo. Entretanto, pretendi apenas uma introdução a um tema que exige uma busca aprofundada do que funciona para você. Recomendo a leitura do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e ainda, outros, como “O Poder do Agora’’ e “O Milagre da manhã”. Mas, além disso, recomendo olhar com carinho para 3 desses passos:


1º – Cuide-se;

2º – Defina seu objetivo e

3º – Priorize o mais importante.

Não existe receita mágica... Só você pode descobrir o que funcionará para você. Mas esses três passos são um bom começo, e que tal começar agora? Mandalar pode ser um diapasão maravilhoso da mente, do corpo e da alma, um excelente caminho para o ‘cuide-se’! Dando voz àquelas dores que por vezes nossos olhos não veem, mas o coração profundamente sente.

No vídeo deste post ensino uma técnica incrível que ensina quem nunca desenhou a desenhar e muito além disso, uma técnica de repetições de padrões que te auxiliarão a ter mais concentração, foco e coordenação motora.

Vale muito a pena conferir.

Ficarei imensamente grata se puder deixar sua mensagem com relação a este post e este vídeo. Clique no coraçãozinho se gostou. Gratidão sempre!




111 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page